Geral

AL amanhece com manifestações e bloqueios em dia de greve geral

Por Gazeta Web 14/06/2019 09h09
AL amanhece com manifestações e bloqueios em dia de greve geral
Protesto acontece em vários pontos de Alagoas/ Cortesia- Reprodução

Centrais sindicais e servidores municipais participam de uma manifestação contra a reforma da Previdência e os bloqueios na educação, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14), próximo à praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro, em Maceió. O trânsito encontra-se congestionado na região. Um trecho na BR-316, em Satuba, está bloqueado nos dois sentidos pelo mesmo motivo.

De acordo com informações do Gazeta Web, o  presidente do Sindsaúde, Alessandro Fernandes, a mobilização irá pontuar as perdas de cada categoria, para que cada servidor seja um agente contra a reforma. "Hoje é um dia de lutar para os trabalhadores e estamos representando a saúde do município para dizer não a reforma. De forma ordeira estamos mostrando para a sociedade a problemática que vai acontecer com a aprovação da Previdência".

Presente no ato, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindpref), Sidney Lopes, aproveitou para cobrar a reposição salarial prometida pela prefeitura. 
"Estamos dando nossa contribuição porque essa reforma só prejudica a classe mais pobre. Ninguém acredita na politica, então estamos nas ruas. Esperamos que com essa luta, a reforma pare. Além disso, queremos protestar contra o prefeito Rui Palmeira, pois até agora a reposição salarial da classe não saiu. Essa greve é para mostrar que só o povo nas ruas vai dar jeito nesse país", frisou.


Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Maria Consuelo, a manifestação representa a resistência do povo brasileiro. "O Brasil parou, está na rua em diversos pontos de Alagoas. Esse ato vai permanecer até a hora que for preciso para que a gente cause parada mesmo nos postos de trabalho  para dizer aos patrões  que os trabalhadores estão buscando seus direitos. Não é possível que em cinco meses o governo queira tirar toda uma história de luta por direitos", destacou ela. 


A assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, até as 7h40, os dois sentidos de um trecho da BR-316, em Satuba, foram bloqueados. O Km 39 em União dos Palmares encontra-se da mesma forma. 

O mesmo acontece na BR-424, no acesso ao Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro. Também há informações de bloqueio em trecho da AL-101 Sul, na Ponte Divaldo Suruagy. Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foram mobilizados.

Manifestantes se concentraram, da mesma forma, em frente à entrada principal do Cepa e do Porto de Maceió.