Geral

Gestora do HGE participa de maior encontro contábil de Alagoas

Momento foi de partilha sobre suas experiências profissionais e sobre sua atuação no maior hospital público de Alagoas

Por Assessoria 29/10/2018 14h02
Gestora do HGE participa de maior encontro contábil de Alagoas

A gerente do Hospital Geral do Estado (HGE), Marta Mesquita, esteve nesta sexta-feira (26) entre as convidadas para participar da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, que se encerra neste sábado no Hotel Jatiúca, em Maceió. Em um bate-papo com outras convidadas, a gestora pode inspirar o público com suas experiências no mercado de trabalho.

O evento é o maior da área contábil em Alagoas. Profissionais e estudantes de Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito e outras graduações afins estão desde a última quinta-feira na formação, que é organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL), com apoio de outras entidades que atuam na área.

“A minha formação não é contábil, mas eu sempre atuei lidando com a contabilidade enquanto gestora, ainda antes de assumir a gerência do HGE. No HGE, eu só tenho aprendido. É o maior desafio profissional da minha vida, pelo menos até agora. Estamos reinventando o hospital. Deixamos de conviver com pacientes nos corredores, uma realidade presente em vários estados brasileiros, e agora já alçamos outras melhorias. Ou seja, estamos cumprindo com a verdadeira missão de atender bem as pessoas”, disse Marta Mesquita.

O bate-papo aconteceu na companhia da contadora e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Constança Carneiro Galvão, da contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Vitória Maria da Silva, com a mediação da jornalista Maria Maciel e participação do público inscrito no evento.

“A ordem é não abaixar a cabeça. Se levantarmos sempre nossa moral e auto-estima vamos longe. São muitas dificuldades que a vida nos impõe, mas todas elas podem ser superadas com ética e adequadas decisões”, defendeu a conselheira federal. “Ainda que em meio a pré-conceitos, machismos e imposições. Se os caminhos forem corretos, o resultado benéfico virá”, acrescentou a contadora do RJ.

A contabilidade na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é de responsabilidade da Superintendência de Planejamento, Orçamento, Contabilidade e Finanças (SUPOFC), dedicada principalmente à execução orçamentária e financeira, e trabalha de forma integrada com todas as áreas, em especial com a Superintendência de Planejamento, Gestão e Participação Social (Suplag), que é responsável pela coordenação dos processos de formação, monitoramento e avaliação de todos os instrumentos de gestão do Governo e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto ao HGE, que realiza por mês uma média de 15 mil atendimentos, o resultado do equilibro contábil e financeiro conquistado pelo Governo de Alagoas, principalmente por meio da atuação da Sesau, está representado nos avanços conquistados nos últimos anos, com a inauguração da Unidade de AVC, Hemodinâmica, Traumato-Ortopedia, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Pediátrica, reformas estruturais, aquisição de ambulâncias, máquinas de hemodiálise, contratação de novas especialidades médicas e abastecimento contínuo da farmácia central.