Geral
Renan Filho assina Decreto de Emergência pela volta de Operação Pipa
Governador apoia pedido das 38 cidades afetadas pela seca

O governador de Alagoas, Renan Filho declarou situação de emergência em 38 municípios afetados pela estiagem e pede retorno da Operação Pipa. O documento será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1). Na última semana, a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – reuniu técnicos e coordenadores municipais de defesa civil para um novo mutirão de atualização de documentos.
Em contato com o ministro da Integração Nacional, Renan Filho também solicitou que a avaliação do decreto seja antecipada e a operação pipa retomada imediatamente. Alegando seca fraca, por causa das recentes chuvas, o Governo Federal suspendeu a Operação mas os gestores afirmam que o volume de chuva da região não foi suficiente para encher os barreiros e a água potável para consumo humano ainda é escassa.
“Este ano tem sido bastante irregular com um dos piores invernos, maio choveu, junho foi seco, julho choveu um pouco, mas não deu nem para molhar a terra. Os agricultores não conseguem arar as terras para fazer o plantio. Infelizmente, vamos ter prejuízo na agricultura”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley, ao lembrar que a Prefeitura acaba arcando com o prejuízo de manter os carros pipas nesses municípios.
A operação do Exército atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões nas cidades afetadas e que têm decreto de emergência .
