Geral

Servidores públicos municipais darão inicio a greve nesta terça-feira 17

Por Redação JAL com Agências 13/07/2018 17h05
Servidores públicos municipais darão inicio a greve nesta terça-feira 17
Reprodução/Internet

Os servidores públicos municipais de Maceió enviaram na tarde da última quinta-feira, 12, um ofício para o Executivo Municipal, com o anúncio de deflagração de Greve Geral por tempo indeterminado. Após rejeitatem a proposta da prefeitura, que ofereceu 3% de reajuste salarial.

A paralisação das atividades inicia na próxima terça-feira, 17, com a realização de Assembleia Geral, seguida de passeata nas ruas da cidade, iniciando às 9h no Clune Fênix Alagoana, Centro.

O percentual de 3% com pagamento de retroativo de junho, apresentado pela prefeitura foi rejeitado por maioria durante Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, na ultima quarta-feira, 11; por não atender a data-base em janeiro e não complementar as perdas salariais, sofridas desde 2014. 

A categoria pede os 15,41% que é o percentual das perdas da inflação acumulada dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. 

Sidney Lopes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref), convoca todos os servidores para participar da mobilização. "A greve vai acontecer para permitir que todos os direitos salariais da categoria sejam atendidos pela prefeitura de Maceió. Mas isso só será possível se o movimento permanecer forte e atuante com a participação de todos os servidores públicos municipais, que estejam na ativa e também os aposentados. Juntos, somos cerca de 20 mil trabalhadores lutando para garantir nossa dignidade e valorizar nossas profissões!", destacou Sidney.

Legislação

A atualização dos salários dos servidores públicos está garantida na Constituição Federal inciso X do art. 37, na Lei 10.331/2001, e nas Leis Municipais de Nº 5.898/2010 e Nº 5.241/2002 ? assegurando aos servidores o reajuste salarial anual conforme data-base em janeiro e aplicando-se o percentual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), índice que mede a inflação.