Geral
UPAs de Maceió registram aumento no atendimento de urgência e emergência

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió, localizadas nos bairros Trapiche da Barra e Benedito Bentes, tiveram importante participação no atendimento de urgência e emergência na região metropolitana da capital. Somente em 2016, quando foram inauguradas, 167.128 atendimentos de urgência e emergência nas duas unidades foram realizados. A UPA Trapiche, entregue em 22 de fevereiro daquele ano, atendeu 99.225 pacientes. No Benedito Bentes, que entrou em funcionamento no dia 1º de julho de 2016, foram 67.903 pacientes. Em 2017, os atendimentos nas duas unidades somaram 288.113 pessoas atendidas.
Nos primeiros seis meses de 2018 a unidade do Trapiche recebeu 76.524 pacientes de urgência e emergência e a do Benedito Bentes chegou a o número de 83.196. A administração projeta que alcançar mais de 460 mil atendimentos, se a média diária de pacientes for mantida.
“Os números ratificam o acerto dos governos federal, estadual e municipal em inaugurar uma nova forma de atendimento ao cidadão com as unidades de pronto atendimento”, disse a diretora técnica das UPAs, Sandra Gico. “As unidades foram projetadas para atender, exatamente, a uma demanda de pacientes com doenças agudas ou com agravamento de doenças pré-existentes. Aqui nós atendemos a esses pacientes e estamos conseguindo estabilizar e encaminhar apenas os casos mais graves para o Hospital Geral do Estado (HGE). O atendimento humanizado das UPAS de Maceió ganhou a confiança da população e com certeza influenciou nas estatísticas com redução de entradas lá no Hospital Geral”, explicou a médica.
O HGE continua sendo a maior referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas mas os números provam que as UPAs tiveram excelente desempenho em absorver pacientes que antes eram encaminhados diretamente para o Hospital Geral.
O reconhecimento ao serviço prestado pelas UPAs é percebido nos depoimentos presenciais feitos diretamente aos técnicos e corpo médico no dia a dia das unidades, assim como nos registros espontâneos das redes sociais. A satisfação ecoa nas comunidades assistidas pelas UPAs e também nos projetos de ampliação da rede de assistência.
Upa do Benedito Bentes
Ao completar dois anos de atividade neste mês de julho, a UPA do Benedito Bentes celebra a crescente média de atendimento que agora já alcança a 490 por dia. Durante a comemoração, a gerente administrativa Kamyla Bastos aproveitou para destacar o envolvimento de toda equipe no sucesso da administração. “São pessoas realmente comprometidas com o que fazem”.
O instituto Saúde e Cidadania (ISAC), foi representado pelo seu presidente, Thiago Sobreira, que falou da importância das parcerias. “É um momento especial para o Instituto, para os colaboradores e para o município. Completamos dois anos e estamos sempre em busca de melhorias” ressaltou.
O aniversário da UPA do Benedito Bentes teve ainda uma cerimônia ecumênica com as presenças do padre Maurício e do Pastor Jorge. “Essa unidade é o porto seguro da comunidade. É o lugar onde as pessoas recebem um tratamento humanizado”, disse o pastor.
Mariana de Carvalho, gerente de Atenção à Emergência e Urgência, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), salientou que “o serviço realmente funciona. As pessoas são bem atendidas e encontram resolutividade”, finalizou.
