Geral

Edição de 2018 da Revista da Esmal recebe submissão de artigos até 30 de junho

Por Esmal TJ/AL 17/05/2018 17h05
Edição de 2018 da Revista da Esmal recebe submissão de artigos até 30 de junho
Cada artigo passa pela revisão de pelo menos dois revisores para ser aprovado. Arte: Itawi Albuquerque

Dia 30 de junho é o prazo final para que os artigos submetidos sejam publicados ainda na edição deste ano da Revista da Esmal. Os pesquisadores poderão apresentar contribuições nas modalidades artigo/ensaio, que consiste em uma reflexão a partir de pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado tema; comunicação, que é um relato de pesquisa, esteja ela concluída ou em andamento; ou revisão de literatura, ou seja, um levantamento crítico sobre um tema a partir da bibliografia disponível. 

A edição de 2018 será a sétima edição impressa e terceira em formato digital da publicação científica, que conquistou o conceito B5 na última atualização do sistema nacional de periódicos científicos, o Qualis-periódicos. Clique aqui para ler a edição atual da Revista. 

Para serem aceitos, os trabalhos enviados para a Revista são avaliados por profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente, mestres e doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa. Cada artigo é examinado por pelo menos dois revisores, que não têm acesso ao nome dos seus autores, o que diminui a subjetividade e a influência de preferências pessoais ou ideológicas no processo de análise.

No mês de abril, a Revista da Esmal teve o seu Estatuto publicado no Diário de Justiça Eletrônico de Alagoas. Com isso, foram normatizadas as atividades que envolvem os procedimentos e o processo editorial do periódico científico. Ficou definido que os autores podem enviar seus trabalhos o ano inteiro, porém, os artigos submetidos e aprovados a partir do mês de julho serão publicados apenas na edição do ano seguinte.