Geral

Base do Samu em Guaxuma é reativada para reforçar cobertura no Litoral Norte

Por Agência Alagoas 27/12/2017 08h08
Base do Samu em Guaxuma é reativada para reforçar cobertura no Litoral Norte

Para ampliar a cobertura nos 51 bairros da capital alagoana, a população está sendo contemplada com a reativação da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na unidade do Sesc, no bairro de Guaxuma.

As atividades da base Sesc Guaxuma foram retomadas nesta terça-feira (26), pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, e pelo major Dárbio Alvim, supervisor do Samu em Alagoas.

A base de Guaxuma foi viabilizada após um convênio firmado entre o Samu e a diretoria do Sesc, que disponibilizou as acomodações e alimentação para os profissionais de saúde. No local ficará uma equipe de plantão durante 24 horas, formada por um condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem, para conduzir a Unidade de Suporte Básico (USB).

De acordo com o secretário Christian Teixeira, a renovação de 100% da frota de ambulâncias do Samu, por parte do Governo de Alagoas, foi determinante para a reinauguração dessa base descentralizada.

“Essa base foi desativada pela falta de ambulâncias, que atingiu o Estado nos últimos anos, e agora, justamente no período de férias, quando o número de ligações para o 192 aumenta, renovamos toda a frota de veículos e conseguimos descentralizar mais uma base do Samu em Maceió. Com isso, os maceioenses que residem no Litoral Norte e os milhares de turistas que irão frequentar as praias da região terão um atendimento mais ágil e eficiente”, afirmou o titular da saúde estadual.

Quem aprovou a nova base do Samu foi o turista paulistano Renato Martines Dias, 46, que está passando férias pela décima vez em Alagoas. "Sempre que posso venho para Maceió com a família. Fico aliviado em saber que temos mais uma viatura do Samu à nossa disposição e, assim, podemos nos divertir e aproveitar as férias ao máximo e, caso aconteça algum acidente ou problema de saúde, nós estamos com atendimento garantido", exaltou o técnico em Eletrônica.

Segundo o major Dárbio Alvim, agora, Maceió conta com quatro bases do Samu, dando uma melhor assistência para todos os 51 bairros da capital alagoana. “Com a base de Guaxuma iremos melhorar o tempo-resposta das ocorrências para os moradores do Litoral Norte da capital, em especial dos bairros de Cruz das Almas, Ipioca, Guaxuma e Riacho Doce”, finalizou.

Em Maceió, as bases do Samu estão localizadas no Litoral Norte (Guaxuma), no Litoral Sul (Trapiche da Barra), na parte alta da capital (Serraria) e a Central Maceió, localizada no bairro do Farol.