Geral

Diferente de Alagoas, sete Estados não tem previsão para pagamento do 13°

No caso específico de Alagoas, o governador Renan Filho garantiu que o dinheiro estará na conta de todos os servidores já no dia 15 deste mês, antecipando o pagamento do 13º salário.

Por Edivaldo Júnior com EDIVALDOJUNIOR.COM.BR 11/12/2017 10h10
Diferente de Alagoas, sete Estados não tem previsão para pagamento do 13°

Deveria ser uma obrigação normal de todos gestores públicos. Deveria. Em várias prefeituras de Alagoas e mesmo em alguns estados, o pagamento dos salários servidores vem sendo atrasado – sem maiores consequências para prefeitos ou governadores.

Alagoas já passou por isso, em um período recente. Assim como acontece em estados como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os salários dos servidores de Alagoas chegaram a atrasar por vários meses.

Com o ajuste fiscal, alguns prefeitos e o governador do estado estão anunciando o pagamento do 13o salário como uma “realização”. É o caso de Gilberto Gonçalves, prefeito de Rio Largo e de Renan Filho, que anunciaram o pagamento do abono natalino do funcionalismo, na próxima semana, antes portanto do prazo limite (20 de dezembro).

Quando o estado ou a prefeitura paga em dia ou antecipa o pagamento, a economia agradece. O dinheiro circula beneficiando principalmente os setores do comércio e serviços, justos os que mais empregam pessoas neste período do ano.

Se o pagamento não sai em dia, municípios e estado poderiam viver situação semelhante a do Rio de Janeiro.

Sete estados seguem sem previsão para pagar o 13o
Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) revela que sete Estados da Federação ainda estão sem previsão para o pagamento do 13º salário aos servidores públicos. São eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No vizinho Estado de Sergipe, por exemplo, a segunda parcela do 13º salário deve ser parcelada, mas ainda não foram anunciadas as datas. Alagoas, por sua vez, é um dos dez Estados brasileiros que já anunciaram o pagamento até o dia 20 de dezembro.

No caso específico de Alagoas, o governador Renan Filho garantiu que o dinheiro estará na conta de todos os servidores já no dia 15 deste mês, antecipando o pagamento do 13º salário.
“Contas equilibradas do Governo permitem fazer isso. Além de beneficiar diretamente 74 mil servidores ativos, inativos e pensionistas, vamos injetar quase R$ 300 milhões na economia estadual, favorecendo o comércio, o setor de serviços e fazendo o mercado local girar ainda mais forte”, declarou Renan Filho.

https://i2.wp.com/edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2017/12/decimoterceiro-estados.jpeg