Geral
Dezoito mil estudantes participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerca de 18 mil estudantes da rede pública e privada participam, neste sábado (16), da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Aplicada (IMPA) que, em Alagoas, é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e das secretarias municipais. Ela visa estimular o interesse pela disciplina e revelar talentos na área.
Na primeira fase, Alagoas teve 350.413 alunos de 885 unidades públicas e particulares participando. Na segunda fase, 5% dos estudantes melhores classificados destas escolas estarão presentes na segunda fase.
"Praticamente todos os municípios alagoanos terão uma escola que funcionará como um polo para receber todos os classificados da cidade para a segunda fase. Em Arapiraca e Maceió, teremos mais polos, sendo seis em Arapiraca e 14 em Maceió", conta Adelailson Peixoto, coordenador da Olimpíada em Alagoas. Ele explica que as escolas particulares, que estrearam na Obmep este ano, competirão entre si e não com as escolas públicas.
A superintendente de Sistema da Seduc, Wilany Felix, destaca a importância da participação na Obmep. "Muitos alunos ainda enxergam a disciplina como algo difícil de aprender e a Obmep oportuniza aos estudantes se interessarem cada vez mais pelas ciências exatas, abrindo novas portas", afirma.
