Geral

Jornalistas conquistam o primeiro prêmio de Jornalismo Científico de Alagoas

Por Agência Alagoas 09/07/2017 15h03
Jornalistas conquistam o primeiro prêmio de Jornalismo Científico de Alagoas

Uma noite que entrou para a história do jornalismo alagoano. 36 jornalistas e estudantes de jornalismo conquistaram na noite desse sábado (8) o Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, que está em sua primeira edição (confira a lista de premiados http://www.premiojornalismocientifico.al.gov.br/evaluation/premiados). Pioneiro nessa temática na região Nordeste, ele visa sensibilizar e fomentar a produção jornalística de trabalhos que retratem a importância da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na sociedade e valorizar iniciativas nesta área, além de potencializar o acesso da população aos conceitos fundamentais em relação ao desenvolvimento de CT&I no estado de Alagoas, apoiando o trabalho do profissional e estudante de jornalismo. A premiação aconteceu no espaço Pierre Chalita, no bairro do Jaraguá e contou com a apresentação da jornalista brasileira, Mariana Godoy.

Dividido em oito categorias que abrangem jornalismo impresso texto; jornalismo impresso imagem; reportagem de TV; reportagem cinematográfica; radiojornalismo; estudante; webjornalismo e uma categoria especial do bicentenário de Alagoas, o prêmio destacou os jornalistas que melhor retrataram o conhecimento científico, tecnológico como base para melhoria da qualidade de vida dos alagoanos e deram visibilidade a ações e programas desenvolvidos por grupos de pesquisa, pesquisadores individuais, institutos, empresas, centros de pesquisa e/ou instituições de ensino superior. Ao todo foram 101 produções jornalísticas submetidas, 57 jornalistas inscritos e 32 veículos de comunicação participantes, nas oito categorias disponíveis, vindos de todo estado de Alagoas. Finalizando com 21 trabalhos premiados.

Os premiados em primeiro lugar na categoria estudante,Lucas Thaynan, Graziela França, Andreza Cristhina e Karina Karolynne, falaram sobre o desafio de escrever sobre a temática antes mesmo de concluir a formação  e de como esse mérito irá impactar na carreira profissional. "Estamos muito felizes com a conquista desse prêmio. Nós mostramos nesta noite que  é possível, ainda na academia, desenvolver grandes trabalhos e essa temática científica é importantíssima", destacou Lucas Thaynan.