Geral
Fiscais flagram esgoto clandestino na orla de Maceió
Cerca de quatro denúncias anônimas na região da orla marítima de Maceió foram feitas.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, (Sempma), fechou, na manhã desta quarta-feira, (3), um ponto de lançamento de esgoto clandestino no Centro Empresarial JTR, localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió. O condomínio que já havia sido notificado anteriormente foi autuado e deverá pagar uma multa por crime ambiental.
Uma mangueira clandestina usada para lançar a água parada do lençol freático ao mar foi instalada durante as obras de construção do prédio. Os dejetos que passam pela mangueira são lançados diretamente na Lagoa da Anta.
Suspeita-se que o líquido que sai da mangueira seja esgoto. Amostras do material foram colhidas e devem ser levadas para o teste laboratorial. Cerca de quatro denúncias anônimas na região da orla marítima de Maceió foram feitas.
Antes de ser multado, o Centro Empresarial JTR já tinha sido notificado pela irregularidade. O responsável pelo condomínio deverá apresentar a defesa dentro do prazo de cinco dias, além de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, (TAC), para que a obra onde o esgoto foi identificado seja refeito. Caso haja reincidência, o prédio poderá ser interditado até que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Na última terça-feira, (2), a operação de combate ao esgoto clandestino começou a ser realizada em Maceió. O bairro do Benedito Bentes, no Tabuleiro dos Martins foi o primeiro a contar com a ação. Lá, as equipes encontraram uma ligação irregular que seguia pelo Rio Pratagy e caia direto no mar.
