Geral

Oficina Sebrae de Empreendedorismo chega ao bairro do Trapiche

Iniciativa estimula comportamento empreendedor

Por Assessoria 26/05/2015 13h01
Oficina Sebrae de Empreendedorismo chega ao bairro do Trapiche

Despertar habilidades, competências e comportamentos empreendedores. Esse é um dos objetivos da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que teve início na noite dessa segunda-feira (25) e segue até a próxima sexta-feira (29), sempre das 19h às 22h, no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche. Durante esta semana, o público formado por Microempreendedores Individuais (MEI), donos de micro e pequenas empresas e potenciais empresários do Trapiche e de bairros circunvizinhos poderão receber orientações técnicas sobre práticas de gestão e inovação em negócios através de palestras, dinâmicas em grupo e consultorias.

O local de realização da OSE é dividido em 10 salas, todas separadas apenas por divisórias sem portas. Cada uma recebe, em média, 30 empreendedores. Nos cinco dias de capacitação, os facilitadores do Sebrae tratam de temas específicos, como: “O empreendedor e suas competências”, “Nasce uma ideia”, “O risco é inerente ao negócio”, “O desafio da mudança” e “Planejamento de novos rumos”.

Ao longo da OSE, os participantes também são estimulados a terem práticas empreendedoras: eles têm o desafio de criar uma empresa real, em ramo diferente do qual eles trabalham. Ao final da oficina, são contabilizados os lucros de cada empresa fictícia.

Além das palestras e dinâmicas, os participantes que têm empresas recebem uma consultoria, quando é traçado o Diagnóstico de Atendimento Empresarial (Dae), baseado em práticas de inovação e gestão, elaborado de acordo com as necessidades de cada empresa para que elas cresçam e tenham uma maior rentabilidade.

Durante a abertura da oficina, Alexandro Geraldo dos Santos, facilitador da Oficina Sebrae de Empreendedorismo, destacou que, a partir do início da OSE, o empresário estará dando um grande passo, já que a proposta foi estruturada utilizando tudo o que há de mais moderno em tecnologia de educação empreendedora.

“A OSE foi criada para capacitar pessoas para iniciar seu próprio negócio, e também para empreendedores formais e informais, autônomos e ambulantes. É exatamente esse ambiente composto de uma diversidade de pessoas ligadas aos negócios que possibilitará as condições para uma aprendizagem intensiva e exclusiva, pois cada participante fará o seu treinamento e escolherá os próximos passos rumo ao sucesso do seu empreendimento”, disse Alexandro.

Adelson Ferreira, dono de duas panificações, uma há 26 anos no mercado e a outra há 4 anos, considera que a OSE pode ajudar a fazer com que seus empreendimentos cresçam ainda mais.

“Eu vim buscar alternativas que ajudem a melhorar o meu faturamento, além de obter mais conhecimento para, assim, diminuir despesas. Minhas panificações são computadorizadas, mas acho que também preciso de melhoria nessa parte e em outras mais específicas. Acredito que até sexta-feira o facilitador poderá mostrar em que posso melhorar, já percebi isso só em uma pequena conversa que tive com ele”, afirmou Adelson Ferreira.

Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, falou sobre a importância da Oficina Sebrae de Empreendedorismo. “Que esse evento seja de muitos resultados positivos para os nossos participantes, já que nós temos realizado a OSE sempre com muito sucesso no interior e em outros bairros da capital. Com certeza, essa oficina terá um sucesso ainda maior. Espero que, com isso, o público confie cada vez mais no Sebrae e use mais a instituição para ajudá-los. A OSE é apenas o começo do relacionamento com alguns participantes. Espero que eles aproveitem muito”, frisou o diretor.

Solange Jurema, secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, destacou a OSE como um momento de estímulo ao empreendedorismo no município. “Nós temos trabalhado para melhorar a condição econômica das pessoas. Sabemos como o empreendedorismo é importante para esse desenvolvimento, já que as micro e pequenas empresas são quem move a economia local. Por isso, esse tipo de capacitação é muito importante, principalmente por essa expertise que o Sebrae tem”, pontuou a secretária.

Inscrições OSE

Quem quiser se inscrever terá a última oportunidade nesta terça-feira (26). Para isso, basta chegar ao local com o CPF, pagar uma taxa de R$ 10 e participar da OSE. A próxima Oficina Sebrae de Empreendedorismo será realizada no bairro da Jatiúca, de 15 a 19 de junho, no ginásio do Colégio Santa Úrsula.

A OSE Trapiche é promovida pelo Sebrae em Alagoas em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Formalização

Durante a OSE, o Sebrae também estará com um estande no Ginásio do Sesi, das 9h às 17h, para oferecer orientação, formalização e a oportunidade para quem precisa fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN - SIMEI), que deve ser apresentada à Receita Federal. Este ano, o MEI deve informar os rendimentos referentes a 2014 até o dia 31 de maio.