Geral

Polícia Civil tem psicólogo para atender menores

Por Assessoria 26/05/2015 12h12
Polícia Civil tem psicólogo para atender menores

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, informou nesta segunda-feira (25) que a Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA) da Capital, que é a delegacia especializada pelos inquéritos que visam apurar crimes contra menores, está tendo auxílio de uma psicóloga para realizar os laudos psicológicos das vitimas.

Esta iniciativa foi implementada porque o psicólogo, além de auxiliar no atendimento às vítimas, constrói um perfil psicológico dos menores e parentes, contribuindo com as investigações realizadas pela Polícia Civil.

Segundo a delegada Adriana Gusmão, titular da DCCCA, a especializada agora tem a assistência da psicóloga Aline Damasceno Rego. A delegada e a psicóloga disseram que algumas vezes é necessário atender crianças que não verbalizam ou não querem relatar os crimes que sofreram.

Ela relatou que uma vez atenderam uma garota vítima de abusos sexuais, que não falou palavra alguma, então a psicóloga fez desenhos com a criança, cantou músicas, e desta forma captou que o acusado era seu próprio pai.  A psicóloga explicou que isto ocorre porque o abuso sexual, quando o acusado é pai ou parente próximo, é mais complicado, porque são pessoas que convivem com a mãe, que prefere não enxergar a realidade ou simplesmente naturalizar a situação. 
            
“A DCCCA está trabalhando juntamente com psicólogos, porque além destes profissionais realizarem laudos psicológicos, auxiliam também no atendimento às vítimas, criando desta forma um ambiente de proteção e segurança, procurando unir a prática da atividade policial com um atendimento mais humano”, frisou Paulo Cerqueira.
O delegado-geral disse ainda que pretende ampliar o atendimento de profissionais especializados para outras unidades da Polícia Civil alagoana.