Geral

Fecoep garante 1.250 refeições diárias no Restaurante Popular

Por Agência Alagoas 26/05/2015 09h09
Fecoep garante 1.250 refeições diárias no Restaurante Popular

    Em abril, o Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis) de Alagoas, responsável pela gestão do Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza (Fecoep), autorizou o investimento de R$ 21,6 milhões para fortalecimento de quatro programas sociais do Governo do Estado.
 
O Programa do Leite e de Distribuição de Sementes, assim como a manutenção do Restaurante Popular Prato Cheio e o projeto de qualificação dos serviços prestados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Crea) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) estão na cartilha de investimentos que o Estado tem pleno interesse em manter e até ampliá-los.
 
É o exemplo do Restaurante Popular Prato Cheio, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. No início do ano, o local passou por alguns reparos, a mobília foi trocada para proporcionar um espaço amplo e agradável aos seus usuários. A pretensão da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) é de realizar uma reforma e comprar novos maquinários para a cozinha, e assim prestar um serviço ainda mais eficaz à comunidade.
 
Todos os dias, as filas para almoço no Prato Cheio começam a se formar bem cedo. Os pratos servidos são elaborados por nutricionistas que preparam, mensalmente, um cardápio que assegure uma refeição diária, com valor calórico adequado e uma variação equilibrada. Atendendo as orientações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a comida garante segurança alimentar e nutricional aos beneficiários.
 Segundo o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Joaquim Brito, o Restaurante Popular deve ser ampliado. Para ele, o Prato Cheio é um importante equipamento social para complemento de uma alimentação saudável na vida das pessoas, além de proporcionar à população carente um almoço digno com um preço bastante atrativo. Uma consultoria já foi autorizada para fazer um estudo de viabilidade e identificar as regiões que melhor se adéquam a receber o empreendimento.
 
“Esse programa é tão importante que planejamos iniciar a construção de mais dois restaurantes populares, ainda este ano. Um será em Rio Largo, que já possui um terreno para instalação, cedido pela prefeitura, e outro aqui em Maceió. A tendência é atender os locais onde a carência social e a vulnerabilidade econômica for mais acentuada. O planejamento é que um restaurante seja construído a cada ano, e até o fim do Governo Renan Filho, nós estaremos com seis restaurantes populares em Alagoas”, afirmou o secretário.
 
Atualmente, o valor pago por almoço é de R$ 2,30, e são oferecidos mil refeições por dia. Com a liberação do recurso do Fecoep, o governo do Estado vai ampliar o atendimento em mais 250 pratos, já a partir de junho, e passará a servir 1250 almoços diariamente. Em breve, o Restaurante Popular no Benedito Bentes vai oferecer, também, 500 sopas por noite, de segunda a sexta-feira.
“Solicitamos a gestão do restaurante um estudo imediato para oferecer 500 sopas, queremos ofertar um café e uma torradinha à noite. Estamos esperando resposta com o orçamento. Essa é mais uma forma de ir ao encontro dessas pessoas que carecem de uma alimentação adequada”, ressaltou Joaquim Brito.
 
O Restaurante Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h e fica localizado na rua Jussara, nº 45, Benedito Bentes.