Geral

Ufal ganha concessão de duas rádios educativas

Por Assessoria 13/05/2015 19h07
Ufal ganha concessão de duas rádios educativas

A Universidade Federal de Alagoas concorreu, em 2012, a dois editais do Ministério das Comunicações (Minicom) para criação e a instalação de emissoras de rádio educativas. Três anos depois, veio a boa notícia: a Ufal conseguiu ter aprovadas as concessões para Penedo e Santana do Ipanema, municípios incluídos, à época, no Plano Plurianual de Outorga de Radiodifusão.

O professor Mac-Dawison Buarque já coordenava a pesquisa Direito e Radiodifusão no Brasil, voltada à implantação de um sistema de comunicação universitário de radiodifusão educativa, ligada ao Observatório Ibero-americano de Comunicação. Foi então que ele apresentou a proposta ao reitor Eurico Lôbo e à vice-reitora Rachel Rocha.

"Nossa pesquisa começou a partir de convênio assinado com a Universidade Autônoma de Barcelona. Nós estudamos o plano plurianual do Ministério das Comunicações e fizemos as propostas para os editais abertos, priorizando os locais onde havia a vaga e a Ufal estava instalada, daí o porquê de apresentarmos os projetos para Penedo e Santana", explicou.

A partir de então, o reitor instituiu uma comissão para implantação do Sistema de Comunicação Universitário na Ufal. Coordenado pela vice-reitora Rachel Rocha, o grupo é composto por mais sete servidores: Mac-Dawison, Enildo Marinho, então diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Simoneide Araújo, Luiz Paulo Mercado, Simone Cavalcante, produtora cultural, e José Edson Lino, diretor-adjunto do Ichca, à época.

O estudo coordenado por Mac-Dawison levou a Ufal a concorrer aos dois editais do Minicom. "O que nós fizemos, então? Aproveitamos os editais abertos, previstos no Plano Plurianual de Outorga de Radiodifusão, e colocamos a Universidade na disputa pelas concessões de rádio", reforçou Mac-Dawison.