Geral

Índice de criminalidade cai 37,1% no mês de abril em Alagoas

Por Assessoria 05/05/2015 11h11
Índice de criminalidade cai 37,1% no mês de abril em Alagoas

Numa sequência do primeiro trimestre de 2015, Alagoas apresenta mais um índice positivo com a redução de mortes violentas, conseguindo alcançar 37,1% a menos, se compararmos com abril de 2014. Os números são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização.
 
Oficialmente, os dados foram repassados nesta segunda-feira (4) e os gráficos revelam que no ano passado, o quarto mês registrou 221 crimes violentos contra 139 este ano. A capital alagoana também teve queda saindo de 65 homicídios para 52, reduzindo em 20,0%.
 
Fazendo a junção dos primeiros quatro meses da gestão do governador Renan Filho, pode-se afirmar que há avanços consideráveis no combate à criminalidade, ressaltando que os esforços existem e buscam maior diminuição nos próximos meses já que se tem como intenção retirar Alagoas da lista dos cinco estados mais violentos do Brasil. Um importante passo foi dado quando, em março, o estado esteve como o primeiro do Nordeste na diminuição da violência.
 
Até abril de 2014, 825 alagoanos foram vítimas de crimes violentos; e este ano, até o dia 30 de abril, contabilizamos 649, ou seja menos 21,3%. Em Maceió, a redução fica com o índice de -28,4% com 83 mortes a menos. No ano passado, o Neac registrou 292 mortos contra 209 nos primeiros quatro meses de 2015.
 
“Acompanhamos de perto tudo que acontece, continuamos discutindo diariamente os casos e causas de violência e as formas de combate. Os números redutivos vêm como sinônimo de muito trabalho de quem está nas ruas empenhado e com vontade de ver a mudança. Depararmo-nos com dados onde foram poupadas cento e setenta e seis vidas em Alagoas, sendo oitenta e três na capital, é muito bom. Mas, como sempre afirma o governador, ainda não podemos comemorar”, declara Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, secretário da Defesa Social.