Geral

Marechal Deodoro pode estar com surto de calazar

Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas

Por Real Deodorense 08/04/2015 08h08
Marechal Deodoro pode estar com surto de calazar
Cachorro sacrificado por causa do calazar/ Arquivo pessoal

Moradores dos povoados de Massagueira e Barra Nova em Marechal Deodoro, estão denunciando um surto de LEISHMANIOSE VISCERAL mais conhecido como CALAZAR.

Um dos moradores chegou a enviar um laudo de seu cão que foi sacrificado com indices do reagente acima dos limites da normalidade. 

O calazar é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal. Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas

O parasita chega aos humanos pela da mordida de mosquitos-palha fêmeas infectados. Ele ataca o sistema imunológico e quase sempre é fatal se não tratado.

Há entre 200 e 400 mil novos casos a cada ano, sendo que cerca de 90% acontecem na Índia, em Bangladesh, no Nepal, no Sudão e no Brasil.

O que causa o calazar?

O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos.

Se o sangue contendo parasitas leishmania for sugado de um animal ou de um humano, a próxima pessoa que for picada também será infectada e desenvolverá a leishmaniose.

Meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, chamada leishmaniose visceral ou calazar.