Geral

Farmácia de Acolhimento disponibiliza insulina Levemir

Por Assessoria 27/03/2015 18h06
Farmácia de Acolhimento disponibiliza insulina Levemir
Foto: agências

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza aos pacientes com diabetes a insulina Detemir, da marca Levemir. A iniciativa foi tomada para que os pacientes que utilizavam a insulina Glargina (da marca Lantus) não tivessem o tratamento interrompido, devido às dificuldades para regularizar a aquisição deste medicamento fabricado com exclusividade pelo laboratório Sanofi.

 A insulina Levenir já está disponível na Farmácia de Acolhimento, conforme informou a diretora estadual de Assistência Farmacêutica, Erivanda Meireles. Os pacientes podem procurar a Farmácia de Acolhimento, situada à Rua Goiás, 830, no Farol, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.

 A única ressalva, segundo Erivanda Meireles, se deve à forma de administração da insulina Detemir, que pode ser aplicada em dose diária única ou duas doses diárias. “Cabe, portanto, ao médico solicitante informar quanto à alteração da dose ou não, a depender do caso do paciente”, alertou.

 De acordo com nota técnica divulgada pela Diretoria Estadual de Assistência Farmacêutica, os membros da Comissão da Farmácia Terapêutica da Sesau informaram que a substituição das marcas de insulina não acarreta nenhum prejuízo, nem efeito adverso no tratamento de pacientes.

 A decisão de disponibilizar as duas marcas de análogos de insulina está prevista no Protocolo para dispensação de análogos de insulina para portadores de Diabetes mellitus, dependentes da rede pública de saúde do Estado de Alagoas. A medida já havia sido publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL), no dia 23 de abril de 2013.

 Diabetes 

 A diabetes é uma doença crônica com alta mortalidade, sendo uma das principais causas de acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio, insuficiência renal crônica, cegueira e amputações não traumáticas de membros inferiores. A Farmácia de Acolhimento de Alagoas atende, mensalmente, cerca de mil pacientes cadastrados.