Geral

Semana da Água terá encerramento com peixamento do Rio São Francisco

Por Agência Alagoas 27/03/2015 07h07
Semana da Água terá encerramento com peixamento do Rio São Francisco

A programação de atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água encerra-se nesta sexta-feira (27), em Penedo. Oficinas, palestras, jogos ambientais e peixamentos fazem parte das atividades organizadas pela equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). 

Durante o período da manhã haverá a realização da palestra ‘O Rio São Francisco’, pelo ambientalista Fernando Veras. Haverá ainda a apresentação do filme ‘A Lei da Água - Novo Código Florestal’. Em seguida acontece debate ministrado pelo professor e pesquisador Ulysses Gomez Cortez, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 No início da tarde, haverá o encerramento das atividades às margens do Rio São Francisco, com um peixamento organizado pela equipe da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). 

As atividades tiveram início no domingo, dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Maceió, houve dois ciclos de palestras, o primeiro na Casa da Indústria, voltado para estudantes de universidades, e o segundo na Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), com temáticas específicas e direcionadas para secretários municipais de meio ambiente. 

Na quarta-feira (25), a programação aconteceu no município de Jequiá da Praia, com uma visita ao rio Jequiá e palestras voltadas para estudantes da rede pública. Na quinta-feira (26), as atividades foram realizadas em Arapiraca, com palestras no planetário e um peixamento no lago Perucaba. Nos dois municípios também foram realizadas oficinas de produção de sabão ecológico com reutilização de óleo usado em frituras.