Esportes
Treinador brasileiro agarra atletas pelo braço durante partida na Itália
Caso aconteceu durante a final da Copa Itália de vôlei de praia, a Federação Italiana de Vôlei se pronunciou sobre o assunto
James Martins, treinador brasileiro de vôlei de praia, se envolveu em uma polêmica após agarrar suas duas atletas, Chiara They e Sara Breidenbach, pelo braço. O vídeo foi registrado na última segunda-feira (3), durante a transmissão da Copa Itália de vôlei de praia. Diante da situação, a Federação Italiana de Vôlei fez uma nota de repúdio contra a ação do treinador.
O momento ocorreu em uma das pausas técnicas da partida. O treinador demonstrava descontentamento com o desempenho das duas atletas. Depois de uma breve conversa, James avançou para cima de Sara Breidenbach, apertando seu braço. A mesma ação se repetiu com Chiara They.
A Federação Italiana de Vôlei se pronunciou sobre o assunto, afirmando que a situação era "inaceitável" e que representa um comportamento condenável pela entidade. O presidente Giuseppe Manfredi reforçou o compromisso com o respeito mútuo dentro do esporte.
A dupla Chiara They e Sara Breidenbach compartilhou uma postagem nas redes sociais agradecendo ao treinador após a partida e demonstraram ter solucionado a situação. A equipe foi derrotada por Alice Gradini e Federica Frasca, por 2 sets a 0.
Nota da Federação Italiana de Vôlei
"A FIPAV anuncia que já tomou providências, reportando o incidente aos órgãos competentes, para que todos os protagonistas envolvidos sejam ouvidos e as investigações necessárias sejam realizadas para reconstruir a dinâmica exata dos fatos.
'As imagens vistas são inaceitáveis e representam um comportamento que condenamos com absoluta firmeza', palavras do presidente Giuseppe Manfredi. 'A atitude do treinador em relação aos seus atletas vai muito além de qualquer dinâmica técnica ou esportiva e não encontra justificativa nenhuma. Comportamento desse tipo não pode ser aceito de forma alguma.
Por anos, a Federação Italiana de Vôlei tem prestado grande atenção às políticas de proteção , para que cada atleta possa realizar suas atividades em um ambiente seguro.
Por esse motivo, qualquer pessoa que participe, com qualquer função ou título, da atividade federal é chamada a cumprir os princípios de proteção da pessoa, respeito mútuo, a fim de garantir a plena proteção dos direitos dos membros. Esses valores são essenciais para o nosso movimento."
