Esportes

Brasil leva 3 a 0 dos EUA e entra pressionado na reta final da VNL

Equipe comandada por Bernardinho foi superada em sets diretos e chega pressionada para os duelos decisivos contra Polônia e China

Por Redação 17/07/2026 09h09
Brasil leva 3 a 0 dos EUA e entra pressionado na reta final da VNL
Seleção Brasileira encontrou dificuldades na recepção e sofreu com o forte saque dos norte-americanos em Chicago - Foto: Divulgação / Volleyball World

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0 nesta quinta-feira (17), em Chicago, pela terceira semana da fase classificatória da Liga das Nações (VNL). O resultado interrompeu a recuperação da equipe após a vitória sobre a França e aumentou a pressão na disputa por uma vaga na fase final da competição.

Jogando diante da torcida, os norte-americanos dominaram a partida e venceram com parciais de 25/23, 25/19 e 25/18. Com o resultado, os Estados Unidos permaneceram entre os primeiros colocados da tabela, enquanto o Brasil segue fora da zona confortável de classificação.


A equipe brasileira precisa terminar entre os sete melhores colocados para avançar ao mata-mata. A oitava vaga da fase final já pertence à China, país-sede da etapa decisiva, que será disputada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Ningbo.


O principal destaque ofensivo do Brasil foi Darlan, que anotou 13 pontos. Flávio e Matheus Pinta contribuíram com sete pontos cada. Pelo lado norte-americano, Torey Defalco comandou a vitória com 18 pontos, sendo sete deles em saques diretos.


Desde o início do confronto, os Estados Unidos apostaram na agressividade no saque para pressionar a recepção brasileira. A estratégia deu resultado e dificultou a construção das jogadas da equipe de Bernardinho.


No primeiro set, o Brasil conseguiu equilibrar as ações em alguns momentos, principalmente com as investidas de Darlan, mas viu os donos da casa crescerem na reta final e fecharem a parcial em 25 a 23.


O cenário ficou ainda mais complicado no segundo set. Embalados por uma sequência de aces de Defalco, os norte-americanos abriram larga vantagem logo nos primeiros pontos e chegaram a liderar por oito pontos de diferença. Bernardinho promoveu mudanças na equipe, e jogadores como Arthur Bento, Matheus Pinta e Bryan deram novo ritmo ao time, mas a reação não foi suficiente para evitar o 25 a 19.


Na terceira parcial, os Estados Unidos mantiveram o alto nível de atuação, explorando bloqueios eficientes e reduzindo os erros. Com ampla superioridade nos fundamentos, a equipe abriu vantagem cedo e administrou o placar até confirmar a vitória por 25 a 18.


Agora, a Seleção Brasileira terá dois compromissos decisivos para seguir sonhando com uma vaga na fase final. O próximo adversário será a Polônia, nesta sexta-feira (18), às 22h (horário de Brasília). O encerramento da fase classificatória acontece no domingo (20), às 14h, diante da China.