Esportes

México vence Equador e garante vaga nas oitavas de final

Quando a bola finalmente rolou, a seleção anfitriã presenteou o público com uma atuação intensa e eficiente, garantindo a vitória por 2 a 0

Por Agência Brasil com Redação 01/07/2026 06h06
México vence Equador e garante vaga nas oitavas de final
. - Foto: Reprodução

A caminhada do México na Copa do Mundo de 2026 continua em ritmo de sonho. Na madrugada desta quarta-feira (1º), a torcida precisou esperar uma hora a mais para o início do duelo contra o Equador, no Estádio Azteca, devido a um alerta de tempestade e raios. O protocolo de segurança foi seguido conforme determinação da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mesmo sem legislação local específica para a situação.

Quando a bola finalmente rolou, a seleção anfitriã presenteou o público com uma atuação intensa e eficiente, garantindo a vitória por 2 a 0. Os dois gols saíram ainda nos primeiros 30 minutos de partida, consolidando a invencibilidade mexicana: são quatro vitórias em quatro jogos e nenhum gol sofrido até o momento.

O México busca agora igualar suas melhores campanhas em Copas do Mundo, em 1970 e 1986, quando também foi anfitrião e chegou às quartas de final. O próximo compromisso, que marcará a despedida do time jogando em casa, será novamente no Azteca, no domingo (5).

Como foi o jogo

Logo no início, o México partiu para cima e criou diversas oportunidades. Aos 21 minutos, com o Equador avançado, Quiñones puxou contra-ataque desde o campo de defesa, avançou e acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Galindez, abrindo o placar.

Nove minutos depois, Raúl Jiménez aproveitou erro de Ordóñez na saída de bola, roubou e acionou Quiñones na entrada da área. O camisa 9 mexicano recebeu de volta e finalizou com categoria, mandando para o ângulo esquerdo e ampliando a vantagem.

O Equador tentou reagir ainda na primeira etapa, quando Yeboah fez boa jogada individual pela direita e finalizou forte, mas o goleiro Rangel espalmou para longe do perigo.

No segundo tempo, o ritmo diminuiu, mas o México quase ampliou em duas cabeçadas consecutivas de Montes após cobranças de escanteio. O Equador assustou em chute de Kevin Rodriguez, que passou perto na saída de Rangel.

Nos minutos finais, os equatorianos pressionaram, mas não conseguiram furar a defesa mexicana. O zagueiro Piero Hincapié foi expulso ao se dirigir a Santi Giménez cobrindo a boca com a mão.

Classificação e próximos desafios

A vitória por 2 a 0 foi muito comemorada pela torcida no Azteca, que agora aguarda o próximo adversário. O México enfrentará o vencedor do confronto entre Inglaterra e República Democrática do Congo, que acontece nesta quarta-feira (1º) em Atlanta.

O duelo das oitavas de final será o último jogo do México em solo nacional nesta Copa.