Esportes

Brasil inicia preparação para as oitavas ainda sem Raphinha

A imprensa pôde acompanhar os primeiros 15 minutos do treino no gramado, que reuniu os jogadores que não atuaram contra o Japão

Por Agência Brasil com Redação 30/06/2026 13h01
Brasil inicia preparação para as oitavas ainda sem Raphinha

A vitória por 2 a 1 sobre o Japão, em Houston (Estados Unidos), pelas 16 avos de final da Copa do Mundo, já ficou para trás. Nesta terça-feira (30), a seleção brasileira se reapresentou no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, e deu início à preparação para o confronto das oitavas de final, contra Noruega ou Costa do Marfim, marcado para domingo (5), às 17h (horário de Brasília), também em Nova Jersey.

A imprensa pôde acompanhar os primeiros 15 minutos do treino no gramado, que reuniu os jogadores que não atuaram contra o Japão, além dos volantes Danilo Santos e Fabinho, que participaram do jogo apenas nos minutos finais. A exceção foi o atacante Raphinha, que segue tratando uma lesão no músculo posterior da coxa direita e nem chegou a viajar para Houston.

O clima do treino foi descontraído. Até o técnico Carlo Ancelotti se arriscou com a bola nos pés, trocando passes com membros da comissão técnica e fazendo embaixadinhas. Vale lembrar que Ancelotti foi meio-campista e defendeu a Itália em duas Copas do Mundo (1986 e 1990), além de conquistar dois títulos de Liga dos Campeões da Europa pelo Milan.

Os demais atletas realizaram trabalho regenerativo. Oito deles — os laterais Danilo e Douglas Santos, o zagueiro Gabriel Magalhães e os atacantes Rayan, Vinícius Júnior, Endrick, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha — apareceram no campo já nos instantes finais do período liberado à imprensa, mas apenas de tênis.

Entre os jogadores que permaneceram na parte interna do centro de treinamento estavam Casemiro e Lucas Paquetá. Ambos foram substituídos com dores musculares, dando lugar a Fabinho e Endrick, respectivamente. O volante, ao deixar o estádio em Houston, afirmou que sentiu apenas uma cãibra no adutor e que "não era nada demais".

O caso de Paquetá preocupa mais. O meia precisou de ajuda para sair de campo antes do intervalo da partida contra o Japão e foi diagnosticado com lesão no músculo posterior da coxa esquerda.