Esportes

Carrascal é suspenso pelo STJD e desfalca Flamengo por três partidas seguidas

Meia colombiano também recebeu multa e suspensão adicional de 30 dias

Por Redação 28/05/2026 15h03
Carrascal é suspenso pelo STJD e desfalca Flamengo por três partidas seguidas
Carrascal é suspenso pelo STJD e desfalca Flamengo por três partidas seguidas - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A quarta comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta quinta-feira (28) os desdobramentos da vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Flamengo, no último sábado (23), e definiu punições para integrantes do clube carioca.

O meia Jorge Carrascal foi suspenso por três jogos, além de receber uma suspensão de 30 dias e multa de R$ 10 mil pela expulsão sofrida na partida. O colombiano desfalcará o Flamengo contra o Coritiba, neste sábado (30), e ainda ficará fora dos confrontos diante de Chapecoense e São Paulo, após a Copa do Mundo.

Carrascal foi denunciado com base no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de conduta violenta, cuja pena varia de um a seis jogos de suspensão. O lance ocorreu após o jogador acertar o rosto do zagueiro Murilo, do Palmeiras, durante o duelo no Maracanã.

A defesa rubro-negra pediu absolvição ou punição mínima, alegando que o contato foi acidental e menos grave do que outro episódio recente envolvendo o atleta no Fla-Flu, quando ele foi suspenso por duas partidas. O relator do caso, Gustavo Vaughn, reconheceu que não houve intenção de agressão, mas destacou a imprudência na jogada e o histórico de expulsões do meia. Inicialmente, votou por dois jogos de suspensão, mas os demais auditores ampliaram a pena para três.

Leonardo Jardim é absolvido


O técnico Leonardo Jardim também foi julgado pela comissão, após declarações dadas em entrevista coletiva criticando a arbitragem do confronto contra o Palmeiras. A procuradoria enquadrou o treinador no artigo 258, inciso II, do CBJD, por reclamação desrespeitosa.

Entre as falas destacadas estavam afirmações de que “é muito fácil dar cartões vermelhos ao Flamengo” e que a arbitragem “apita sempre para a mesma cor”. No entanto, os auditores decidiram pela absolvição do treinador, entendendo que as críticas não configuraram infração disciplinar.