Esportes
Henrique Marques faz história e é eleito melhor atleta de taekwondo do mundo
Brasileiro de 21 anos conquista reconhecimento inédito após temporada de grandes títulos
O jovem brasileiro Henrique Marques, de apenas 21 anos, entrou para a história do esporte ao ser escolhido pela World Taekwondo como o melhor atleta do mundo na modalidade. A premiação aconteceu em cerimônia realizada em Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, na última segunda-feira, 2 de fevereiro.
Marques, que compete na categoria até 80kg, encerrou 2025 como campeão mundial e líder do ranking internacional. O feito marca a primeira vez que um atleta do Brasil recebe esse reconhecimento máximo no taekwondo.
Em entrevista à Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), o lutador celebrou o momento como um marco pessoal e coletivo. “É como se fosse a Bola de Ouro do futebol. Foram anos de dedicação e sacrifício, e agora vejo que tudo valeu a pena. Esse é só o começo”, afirmou.
Temporada de ouro
O ano de 2025 foi especial para Henrique. Além do título mundial conquistado em Wuxi, na China, ele somou seis medalhas internacionais, sendo quatro de ouro. Entre os principais resultados estão o Rio Open, a Presidents Cup em Lima, o Grand Prix de Bangkok e os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção. O atleta também garantiu bronzes no Grand Prix de Muju e no Mundial Sub-21.
Nas redes sociais, Henrique destacou sua trajetória e origem humilde. “Um jovem negro, vindo da periferia, hoje reconhecido como o melhor do mundo. Para todos que sonham e batalham, não desistam. Se eu consegui, vocês também conseguem”, escreveu.
Com o prêmio, Henrique Marques consolida-se como um dos maiores nomes do taekwondo mundial e reforça o protagonismo do Brasil no cenário olímpico.


