Esportes
Flamengo confirma retorno de Lucas Paquetá em negociação histórica
Meia deixa o West Ham e volta ao clube que o revelou em 2016
O Flamengo oficializou nesta quarta-feira (28) a contratação de Lucas Paquetá, que retorna ao clube após sete anos atuando na Europa. O acordo com o West Ham, da Inglaterra, foi fechado em 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões), valor que torna a operação a mais cara da história do futebol brasileiro.
Detalhes da negociação
• O pagamento será feito em duas etapas: 15,25 milhões de euros à vista e o restante parcelado até 2028.
• Inicialmente, os ingleses pediam 65 milhões de euros, mas após longas tratativas o Flamengo conseguiu reduzir para 42 milhões.
• As negociações foram conduzidas pelo diretor de futebol José Boto, com apoio do presidente Bap.
Histórico de Paquetá
Revelado pelo Flamengo em 2016, Paquetá rapidamente se destacou e foi vendido ao Milan (ITA) em 2019. Depois, passou pelo Lyon (FRA) e chegou ao West Ham (ING) em 2022.
Com a camisa rubro-negra, o meia disputou 96 partidas, somando 18 gols e participando de campanhas marcantes antes de sua saída para o futebol europeu.
Recorde no mercado nacional
A contratação supera a anterior mais cara do país: a compra de Gerson pelo Cruzeiro, que custou 27 milhões de euros (cerca de R$ 169 milhões).
Paquetá é aguardado no Rio de Janeiro ainda nesta semana para iniciar os trabalhos com o elenco e deve ser uma das principais atrações do Flamengo no Brasileirão 2026.


