Esportes

ASA é investigado por promover site adulto em uniformes de time infantil

MP apura possível violação ao ECA após clube exibir publicidade de conteúdo sexual em categoria de base

Por Redação* 29/10/2025 09h09
ASA é investigado por promover site adulto em uniformes de time infantil
ASA estaria divulgando em uniformes de seu time de futebol infantojuvenil a marca "Fatal Model" - Foto: Reprodução

O ASA de Arapiraca está sendo investigado pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) por supostamente ter exibido a marca de um site de acompanhantes nos uniformes de seu time infantil. O caso é apurado pela 6ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que instaurou o procedimento administrativo nº 09.2025.00001634-2, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (29).

Segundo o MP, a investigação foca em publicidades acessíveis ao público infantojuvenil e possíveis violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a exposição de conteúdo sexual a menores. O uso da marca adulta em uniformes de categorias de base pode configurar infração à norma.

A promotora Viviane Karla da Silva Farias destacou que clubes esportivos têm ampla visibilidade e atingem um público que inclui crianças e adolescentes. “A equipe de futebol possui grande alcance, e a exibição desse tipo de publicidade acaba se tornando acessível a esse público em múltiplos contextos”, explicou.

O MP determinou fiscalização contínua das publicidades ligadas ao ASA que possam impactar menores de idade. Caso sejam confirmadas irregularidades, poderão ser instaurados inquéritos civis e aplicadas sanções administrativas aos responsáveis.

A promotoria também emitiu recomendação administrativa aos dirigentes do clube e enviou a portaria ao procurador-geral de Justiça para publicação oficial, seguindo a Resolução nº 174/2017 do CNMP, que trata da fiscalização de práticas que afetem direitos coletivos.

Procurada pelo EXTRA, a diretoria do ASA afirmou que não foi oficialmente notificada pelo Ministério Público. Em nota, informou que o contrato de patrocínio ocorreu entre dezembro de 2024 e abril de 2025, e que o site em questão não faz mais parte dos patrocinadores do clube desde maio.

Com Jornal Extra.