Esportes
Alagoana conquista bronze no Brasileiro e vai representar o Brasil no Sul-Americano de Judô
Aos 11 anos, Michaelly Tavares faz história ao garantir vaga na Seleção Brasileira e leva o nome do estado ao pódio nacional

A atleta alagoana Michaelly Tavares, do Instituto Samurai, é a mais nova integrante da Seleção Brasileira de Judô e representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, no Paraguai. A conquista veio após a judoca de apenas 11 anos garantir a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-13, realizado entre 2 e 5 de outubro, em João Pessoa (PB).
Entre os 38 atletas alagoanos presentes no torneio nacional, Michaelly foi a única a subir ao pódio, marcando um feito inédito para o judô de Alagoas e para o projeto social SuperAção, do Instituto Samurai, que tem revelado jovens talentos e transformado vidas por meio do esporte. No sub-15, a atleta Lavynia Vithoria, também do Samurai, ficou em 5º lugar, consolidando o bom desempenho da equipe.
Essa é a segunda medalha nacional conquistada pelo Instituto Samurai em campeonatos brasileiros. A primeira foi obtida em 2023, pelo irmão de Michaelly, Michael Tavares, que conquistou a prata na mesma categoria, em Curitiba (PR).
“A Michaelly é o reflexo do trabalho que o Samurai vem desenvolvendo ao longo dos anos. Um resultado que mostra que nosso projeto social também tem capacidade de formar atletas de alto rendimento”, destacou o técnico Luiz Felipe, representante da comissão técnica do Instituto Samurai na competição.
Para o coordenador técnico Rodrigo Lopes, o resultado é simbólico: “Essa convocação mostra que o judô alagoano está crescendo. Estamos em um caminho sólido de evolução e a Michaelly abre portas para que outras crianças sonhem e acreditem que também é possível chegar à Seleção Brasileira.
Com um sorriso tímido e o olhar orgulhoso, Michaelly descreveu o sentimento de vestir o kimono verde e amarelo: “É um sonho realizado. Treinei muito e estou muito feliz por vestir o kimono do Brasil. Quero dar o meu melhor no Sul-Americano e trazer uma medalha para Alagoas."
”A convocação da jovem atleta reforça o impacto social do Instituto Samurai e o papel do Projeto SuperAção, que oferece estrutura técnica e acompanhamento multidisciplinar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, consolidando Alagoas como um celeiro de talentos no judô brasileiro.
