Esportes

Lamine Yamal vive problema que prejudicou carreira de Kaká no futebol europeu

Rashford pode ganhar mais chances no lugar do camisa 10 diante do problema que requer atenção

Por Ruan Teixeira/Somos Fanáticos 19/09/2025 12h12
Lamine Yamal vive problema que prejudicou carreira de Kaká no futebol europeu
Lamine Yamal sofre lesão - Foto: Paul Miller/Getty Images

A pubalgia voltou a ser tema de debate no futebol europeu após a lesão de Lamine Yamal, camisa 10 do Barcelona. Para entender melhor o quadro, a reportagem do Somos Fanáticos conversou com o Dr. Gustavo Sanchez, diretor da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico (SBTO), que detalhou os riscos e a importância da prevenção.

Gustavo Sanchez é formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e tem especialização em trauma pelo Hospital Universitário de Strasbourg, na França. O doutor atua como cirurgião ortopédico no Hospital Israelita Albert Einstein.

Segundo Sanchez, a inflamação da sínfise púbica pode ser resultado de diversos fatore: “Vai desde uma sobrecarga de treinos ou jogos até um desbalanço de força muscular entre abdômen e adutores”, explicou.

A relação com o calendário apertado do futebol moderno é direta. Gustavo lembra que outros craques também sofreram com o problema: “Este tipo de lesão é comum em atletas de alta performance. Tivemos casos como o de Kaká, cuja carreira foi prejudicada por episódios de pubalgia”, acrescenta.

Lamine Yamal vive expectativa para voltar a jogar

O Barcelona não divulgou quando Lamine Yamal volta a jogar exatamente. Técnico do time catalão, Hansi Flick decidiu colocar Marcus Rashford como substituto do atacante no jogo contra o Newcastle, pela Champions League.

Lamine Yamal não tem data para retorno. Foto: David Ramos/Getty Imagens

Lamine Yamal não tem data para retorno. Foto: David Ramos/Getty Imagens


Gustavo Sanchez explica que é necessário cautela para não piorar o problema. O doutor traz que o cuidado no diagnóstico precoce e no tempo de recuperação é essencial para o craque voltar em alto nível ao Barça.

“Reconhecer cedo o quadro permite iniciar o tratamento, dar repouso e fortalecer a musculatura, evitando agravamento. Em situações mais leves, o retorno pode ser antecipado”, completou o doutor Gustavo.

Quando Yamal estreou no Barcelona


Lamine Yamal estreou no Barcelona no dia 29 de abril de 2023. Na ocasião, a equipe espanhola era comandada por Xavi Hernández. O então técnico do Barça decidiu colocar Yamal, que só tinha 15 anos, nove meses e 10 dias de idade quando jogou a primeira vez de Azul e Grená.

De lá pra cá, essa é a sétima lesão na carreira do jovem atleta de apenas 18 anos. Veja o histórico abaixo:

Temporada 2022/23: desfalque por 32 dias
Temporada 2023/24: desfalque por 14 dias
Temporada 2024/25: desfalque por 50 dias
Temporada 2025/26: até o momento, Lamine Yamal é desfalque por 11 dias.

A pubalgia é o problema mais grave de Yamal desde que ele sofreu duas lesões seguidas no tornozelo, na temporada passada, onde o Barcelona conseguiu sagrar-se campeão da La Liga.