Esportes
Felipe Knowles conquista bronze inédito para Alagoas nos Jogos da Juventude 2025
Atleta alagoano brilha nas Águas Abertas em Brasília e projeta novas competições nacionais e regionais

O jovem nadador alagoano Felipe Knowles Araujo, de apenas 15 anos, conquistou uma medalha histórica para o estado de Alagoas durante os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Na prova de 5 km das Águas Abertas, realizada na última terça-feira (16), no Iate Clube Brasília, o atleta alcançou o terceiro lugar, garantindo o bronze.
Os Jogos da Juventude, voltados para atletas de 15 a 17 anos, são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para talentos do esporte olímpico brasileiro. Grandes nomes do esporte nacional já passaram pela competição, que hoje é considerada um dos maiores palcos de revelação de promessas esportivas.
A conquista de Felipe ganha ainda mais destaque por se tratar de uma medalha inédita para Alagoas nesta modalidade. Determinado e competitivo, o nadador relatou como viveu os momentos decisivos da prova.
“Na competição de águas abertas, foi incrível! A estratégia era ficar no primeiro pelotão, cheguei a liderar no início. Disputei o pódio com dois atletas que já competiram no mundial pela seleção brasileira. Estava muito focado em conseguir uma medalha para Alagoas! E graças a Deus, consegui! Trouxe pro meu estado uma medalha inédita”, comemorou.
Recorde alagoano
Antes desse feito, Felipe também se destacou nas piscinas em Brasília, no último dia 12/09. Nos 200m borboleta, venceu a sua série e quebrou o recorde alagoano absoluto em piscina longa, com o tempo de 2’13”36, terminando em quarto lugar no geral - a menos de um segundo do pódio.
Com resultados expressivos em Brasília, Felipe já projeta novos desafios. No próximo domingo (21), ele disputa a 3ª etapa do Campeonato Alagoano de Águas Abertas, em Maceió, nadando 3 km na Praia da Pajuçara.
No dia 26, o atleta participa do Aloha Spirit – Maratona Aquática Night Swim, enfrentando os 500m noturnos. Em novembro, viaja para Vitória/ES para o Campeonato Brasileiro de Verão, onde já possui oito índices conquistados.
Encerrando a temporada, em dezembro, ele será uma das apostas alagoanas na Copa Norte/Nordeste – Renaldo Malta, em Maceió, tanto nas provas de piscina quanto nas águas abertas.
