Esportes
Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF
A Federação Paulista de Futebol foi a única entre as federações que não votou

A Confederação Brasileira de Futebol tem novo presidente. O roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25) como novo mandatário da CBF e comandará a entidade até 2029.
Xaud conseguiu 103 pontos de 143 possíveis no pleito. A Federação Paulista de Futebol foi a única entre as federações que não votou.
A chapa de Samir Xaud, nomeada "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização", foi a única inscrita para a eleição, que precisou ser marcada após o afastamento do presidente anterior, Ednaldo Rodrigues.
A Justiça do Rio retirou Ednaldo do cargo por conta das acusações de falsificação de assinatura em acordo que legitimou sua eleição, em 2023.
O novo comandante do futebol brasileiro terá oito vice-presidentes, que também foram eleitos neste domingo:
Michelle Ramalho Cardoso - presidente da Federação Paraibana de FutebolFlavio Diz Zveiter - advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex mandatário do STJDRicardo Augusto Lobo Gluck Paul - presidente da Federação do ParáGustavo Dias Henrique - diretor de relações institucionais da CBFJosé Ivanildo da Silva - presidente da Federação do Rio Grande do NorteEdnailson Leite Rozenha - presidente da Federação do AmazonasRubens Renato Angelotti - presidente da Federação de Santa CatarinaFernando José Macieira Sarney - vice-presidente da CBF e atual interventor na entidade
Quem é Samir Xaud?
Samir de Araújo Xaud, de 41 anos da idade, é médico, empresário e dirigente esportivo natural de Boa Vista, Roraima. Especializado em infectologia e medicina esportiva, atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima e é proprietário de um centro de treinamento voltado ao bem-estar e à saúde.
Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, recebendo 2.069 votos, e a deputado federal pelo MDB em 2022, com 4.816 votos, tornando-se primeiro suplente.
Em janeiro de 2025, foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por cerca de 50 anos. Entretanto, apesar de eleito, ele só assumirá a federação em 2027.
