Esportes

Saiba qual é a ligação entre Robinho e o ex-presidente Bolsonaro

Ex-atacante declarou apoio ao então candidato à reeleição em 2022 e participou de atos antidemocráticos

Por Redação com Sambafoot 21/03/2024 14h02
Saiba qual é a ligação entre Robinho e o ex-presidente Bolsonaro
Condenado por estupro na Itália, Robinho declarou apoio a Bolsonaro na eleição de 2022 - Foto: Reprodução

Nesta última quarta-feira (20), o ex-atacante Robinho teve a sentença de prisão de 9 anos homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Com isso, a corte brasileira entendeu que a condenação por estupro, do ex-jogador na Itália, pode ser cumprida no Brasil. A defesa de Robinho entrou com pedido de habeas curpus no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido está no gabinete do ministro Luiz Fux.

Relação entre Robinho e Jair Bolsonaro


Nos últimos anos, Robinho declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL/RJ). Seja durante o governo do ex-presidente, seja nas últimas eleições ou até mesmo em atos convocados por apoiadores do ex-presidente. 

Em 2020, em entrevista à Fox Sports, Robinho disse que era perseguido como Bolsonaro. Na época, o ex-atacante já tinha sido condenado na Itália por estupro, mas aguardava a análise de recursos impetrados pela defesa. 

“As pessoas estão me julgando e me atacando igual fazem com o Bolsonaro. Eu não entendo porque estão me atacando assim”, disse o ex-atacante.

Apoio nas eleições


Em 2022, às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, Robinho postou uma foto com a camisa da seleção brasileira fazendo o 22, número da urna de Bolsonaro. 

Na legenda, Robinho escreveu “22” e colocou uma bandeira do Brasil. Na época, o ex-atacante já tinha sido condenado pela última instância da justiça italiana.

Participação em atos antidemocráticos

Segundo o UOL, Robinho participou de atos antidemocráticos após a derrota de Jair Bolsonaro em 2022 para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Robinho estava de máscara, touca e enrolado em uma bandeira do Brasil. O ato, em questão, ocorreu em São Vicente, que faz limite com Santos, no litoral paulista.