Esportes

Do fundo do poço à superação: Richarlison revela luta pessoal em retorno na Seleção

Atleta destacou a importância do cuidado com a saúde mental, no qual revelou ter passado por momento de profunda dificuldade

Por Redação 19/03/2024 14h02
Do fundo do poço à superação: Richarlison revela luta pessoal em retorno na Seleção
Richarlison tem 20 gols marcados em 48 partidas pela Seleção Brasileira - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, dia 19, em Londres, Richarlison, atacante da seleção brasileira, abriu o coração e compartilhou aspectos íntimos de sua vida pessoal. 

O goleador destacou a importância do cuidado com a saúde mental, no qual revelou ter passado por um momento de profunda dificuldade antes de buscar ajuda e dar a volta por cima.

De volta à Seleção Brasileira


O jogador, que está reunido com a equipe nacional para amistosos, ressaltou a importância da terapia em sua vida e o impacto positivo que teve em sua jornada. Em setembro do ano passado, enfrentando pressões no campo e desafios pessoais fora dele, Richarlison tomou a decisão de buscar auxílio profissional, um passo crucial que, segundo ele, salvou sua vida. 

“Minha fala foi muito importante até para o pessoal da Seleção. Quando cheguei aqui já vi a psicóloga, nunca teve isso antes aqui. Foi importante. E o carinho que recebi das pessoas, a gente sabe o preconceito que tem quando a pessoa fala que está procurando ajuda, eu mesmo tinha esse preconceito, graças a Deus não tenho mais”, afirmou o atacante.  

Richarlison também enfatizou que, como jogador da Seleção, sente a responsabilidade de compartilhar sua experiência e incentivar outras pessoas a procurarem ajuda quando necessário. 

Ele ressaltou a importância de ter um suporte psicológico não apenas para lidar com as pressões do esporte, mas também para enfrentar os desafios da vida pessoal.

Pressão!

No ano passado, o jogador enfrentou uma série de desafios, incluindo a ruptura de sua relação profissional com seu empresário de longa data e uma fase difícil em seu clube após retornar da Copa do Mundo. Ele reconheceu que, apesar das dificuldades, conseguiu superar esses obstáculos e está vivendo um momento positivo em sua carreira. 

“Meu maior problema naquele momento não era dentro de campo, era fora de campo, pessoas que estavam ao redor e acabaram me decepcionando”, revelou o atacante. “Mesmo morando na minha casa há sete anos, essa foi minha maior decepção. Graças a Deus, já passou. Estou vivendo um lindo momento e quero construir minha história de novo''. 

Físico não era o ideal 

Além dos desafios pessoais, Richarlison também enfrentou problemas físicos, incluindo dores persistentes no púbis que o afetaram durante meses. No entanto, após passar por uma cirurgia bem-sucedida, o jogador afirmou estar recuperado e em plena forma física, pronto para contribuir tanto em seu clube quanto na Seleção Brasileira.

Próximos compromissos com a Seleção

O Brasil realizará treinamentos no CT do Arsenal até quinta-feira, seguido por um jogo contra a Inglaterra no sábado, às 16h (horário de Brasília), em Wembley, e outro contra a Espanha na terça-feira, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.