Esportes

Atividades físicas mudam a vida de alagoanos e profissionais dão dicas para a prática regular de exercícios

O Jornal de Alagoas entrevistou profissionais da área e pessoas que estão realizando atividades físicas constantes e sentiram suas vidas mudarem ao direcionar seus cuidados à saúde física

Por Alkeline Matias* 09/12/2023 09h09 - Atualizado em 09/12/2023 16h04
Atividades físicas mudam a vida de alagoanos e profissionais dão dicas para a prática regular de exercícios
O assistente administrativo, Giovanny Bruno, de 27 anos, falou das melhorias conquistadas depois que começou a praticar exercícios físicos - Foto: Arquivo Pessoal

Com a chegada do verão, é comum observar um aumento no número de pessoas que intensificam seus esforços em busca de uma melhora física ou estética. Na busca do corpo desejado, principalmente nessa época do ano, muitas pessoas acabam se perdendo em dietas extremas, demandas exageradas de exercícios físicos e procedimentos que poderiam ser evitados.

O Jornal de Alagoas entrevistou profissionais da área e pessoas que estão realizando atividades físicas constantes e sentiram suas vidas mudarem ao direcionar seus cuidados à saúde física.

A nutricionista Gabriela Canuto, especialista na área clínica e esportiva, falou que há um aumento significativo no número de pessoas que procuram seus serviços nos meses que antecedem o verão. Ela ainda elencou dois dos principais motivos pelos quais seus pacientes buscam seus serviços: estética e saúde.

Nutricionista Gabriela Canuto afirma que há um aumento significativo de clientes no período do verão. Foto: Arquivo pessoal
Nutricionista Gabriela Canuto afirma que há um aumento significativo de clientes no período do verão. Foto: Arquivo pessoal

Canuto ressalta que um dos principais motivos pelos quais as pessoas negligenciam os cuidados com a saúde nutricional é por conta da correria do dia a dia. “As pessoas não têm tempo de preparar o próprio alimento, não conseguem um preparo mais saudável, porque não tem tempo de organizar a sua rotina, então acabam comendo muito na rua, sem saber o modo de preparo daquele alimento”, finalizou.

Por questões de saúde, ocasionados pelo excesso de peso, a estudante de Turismo, Marília Novais, de 33 anos, precisou procurar ajuda profissional.

"Eu carregava na bagagem uma série de problemas com a saúde, problemas respiratórios, dor na coluna, cãibras nas pernas, inchaços nos pés", declarou. Segundo ela, as dores chegavam a ser tão insuportáveis que parecia que seus ossos iriam quebrar.

Depois de tentar diversas dietas, e até ter cogitado tomar remédios e fazer cirurgia bariátrica para conseguir emagrecer, Marília resolveu procurar um profissional de nutrição. "Certo dia eu me olhei no espelho e comecei a chorar, porque eu descobri que estava com obesidade severa, e só tinha 32 anos", relatou.

Moradora de Marechal Deodoro, Marília estava com 95 kg, quando começou decidiu mudar sua rotina e cuidar melhor da saúde física. "Eu disse pra mim mesma, se eu não conseguir emagrecer dessa vez, vou fazer a cirurgia, vai ser minha última tentativa".

Um ano após começar o novo estilo de vida, Marília conseguiu perder 19,3 kg."Os resultados estão sendo incríveis. Eu com estou com 1 ano de disciplina, apenas com exercícios e dietas, já eliminei 19,300 kg.".

O educador físico, Fernando Costa, falou sobre os principais benefícios de adotar um estilo de vida ativo e saudável, ao longo do ano, ao invés de procurar cuidar do corpo apenas no período que antecede o verão.

Treinador Fernando Costa deu dicas sobre a importância de cuidar-se o ano todo. Foto: arquivo pessoal
Treinador Fernando Costa deu dicas sobre a importância de cuidar-se o ano todo. Foto: arquivo pessoal

“Se manter mais saudável e ativo ao longo do ano, acaba se tornando mais produtivo em todos os sentidos, o exercício físico constante tem o poder de aumentar nossa imunidade, onde teremos menos risco de ficar doente.” expôs.

Segundo Costa, uma rotina de exercícios pode ajudar em diversas áreas da vida, no trabalho, em afazeres do dia a dia, em uma noite de sono mais tranquila, assim como também, pode aliviar o estresse de dias corridos e cansativos.

No entanto, ele alerta que não existem “milagres fitness”, tudo faz parte de um processo, é preciso agir com cautela. “Tudo que for extremo irá trazer um prejuízo seja a curto, médio ou longo prazo.”

“Sem uma estratégia de um bom profissional toda essa motivação irá durar apenas alguns dias. Por isso a importância de um profissional ao lado para traçar as principais metas para aquele determinado indivíduo, dentro da realidade dele”, finalizou.

O educador físico Fernando Costa deixou algumas dicas de cuidados com a alimentação e exercícios físicos para essa época mais quente do ano.

“Primeiro de tudo, hidratação. Mulheres precisam consumir em média 2 a 3 litros, dependendo do seu peso atual e homens, 3 a 4 litros. Procurar além das refeições comuns (café, almoço e jantar) realizar lanches com bastante frutas que também ajudem a hidratar, como melancia, abacaxi, laranja, que também vão te ajudar a saciar e tendo menos risco de comer besteiras por aí.”

Ele continua, “outro ponto importante é não exagerar nos exercícios além do que seu corpo está habituado a realizar, sejam eles musculação, crossfit, corrida, etc. Aos que gostam das festas, shows, etc. e costumam consumir bastante álcool nessa época do ano, lembrar de sempre está acompanhado de uma garrafa de água e muito cuidado aos acompanhamentos mais calóricos”, finalizou.

O assistente administrativo, Giovanny Bruno, de 27 anos, falou das melhorias conquistadas depois que começou a praticar exercícios físicos, devido ao excesso de peso.

Segundo Bruno, houve uma série de melhorias, na autoconfiança, com relação a sua aparência e na saúde mental.

"Cuidar do seu corpo e da sua saúde por meio do exercício regular pode contribuir para uma melhoria geral na sua saúde física e mental. Sentir-se mais saudável e ter uma maior resistência física pode aumentar a autoconfiança para participar de atividades de verão e aproveitar ao máximo a estação", relatou.

Depois de realizar exames e descobrir que estava com alto índice de colesterol e glicose, o estudante de Jornalismo, Evandro Souza, de 27 anos, decidiu começar a cuidar da sua saúde. Souza, só notou melhorias depois que mudou sua rotina, "até o momento, eu notei melhoria no condicionamento físico, porque antes só de subir as escadas da minha casa, eu já ficava cansado, hoje em dia não. Minhas roupas voltaram a caber, inclusive estão folgadas," relatou.

Souza também falou sobre a importância de se manter hidratado, nesse período mais quente, "Tenho tomado muita água, bastante água. Tenho optado por comer mais proteínas, coisas mais leves."