Esportes

Rebaixamento, carros queimados, cadeiras quebradas e assentos sanitários no campo: a noite de terror do Santos

Clube jogará a edição 2024 da Série B do Campeonato Brasileiro; em 111 anos de história, o peixe nunca havia descido de divisão

Por Gazeta Esportiva 07/12/2023 10h10 - Atualizado em 07/12/2023 10h10
Rebaixamento, carros queimados, cadeiras quebradas e assentos sanitários no campo: a noite de terror do Santos
Foto: Rodrigo Matuck/ Gazeta Press - Foto: Foto: Rodrigo Matuck/ Gazeta Press

Mais uma vez, a Vila Belmiro foi palco de terror. Na noite desta quarta-feira, o Santos perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza e foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado revoltou os torcedores, que cometeram atos de vandalismo.

Perto do fim da partida, bombas já começaram a ser estouradas nos arredores do Urbano Caldeira. A situação ficou ainda pior quando saiu o segundo gol do Leão. Explosivos foram arremessados para dentro do gramado. Cadeiras foram quebradas e arremessadas no campo, assim como chinelos, papel higiênico e até mesmo assentos sanitários.

Imediatamente, o árbitro acabou o compromisso e correu para o vestiário, assim como os jogadores do Fortaleza. Os atletas do Peixe ainda esperaram por alguns minutos no centro do gramado, alguns chorando.

Foto: Rodrigo Matuck/ Gazeta Press

Muitos torcedores também preferiram esperar a confusão passar dentro da Vila Belmiro. Alguns passaram mal com o efeito do gás de pimenta, utilizado pela Polícia para conter as confusões.

Do lado de fora, a confusão foi grande. Torcedores depredaram o entorno da Vila Belmiro. Um grupo de pessoas ainda tentou invadir o estádio, mas foi contido pela Polícia Militar.

Além disso, diversos veículos foram queimados. Apenas na Rua Tiradentes foram quatro carros carbonizados, incluindo o da família de Steven Mendoza. Nas proximidades, quatro ônibus foram atacados e incendiados.

Foto: Rodrigoo Matuck/ Gazeta Press

A confusão só acalmou quando o relógio já marcava cerca de 2 horas da manhã.

O Santos encerrou o Brasileirão na 17ª colocação, com 43 pontos, dois a menos que o Bahia, que venceu o Atlético-MG e se livrou. Já o Vasco bateu o Red Bull Bragantino e também escapou.
Essa é a primeira vez que o Peixe é rebaixado ao longo dos seus 111 anos de história. O clube já levantou o troféu do torneio oito vezes.