Esportes

Brasil perde por 1 a 0 para Camarões, mas fica em primeiro lugar do Grupo G

Com o maior saldo de gols, a seleção brasileira permaneceu na primeira posição do grupo e enfrentará a Coreia do Sul nas oitavas de final

Por Redação* 02/12/2022 19h07
Brasil perde por 1 a 0 para Camarões, mas fica em primeiro lugar do Grupo G
Antony tenta vencer a marcação durante Brasil e Camarões. - Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP via Getty Images)

Com seus reservas em campo, o Brasil perdeu para Camarões por 1 a 0 nesta sexta-feira (02) na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Mesmo com o resultado, a seleção terminou em primeiro lugar do Grupo G.

Além do placar desfavorável, Tite ganhou mais uma preocupação durante o jogo. No início do segundo tempo, o lateral-esquerdo Alex Telles saiu após sofrer uma lesão e foi visto chorando no banco de reservas. Como Alex Sandro também está machucado, o treinador do Brasil pode ter que improvisar um jogador nesta função nas oitavas de final.

Veja, abaixo, como foi a partida.

Primeiro tempo sem gols

Chute de Gabriel Martinelli e defesa do goleiro de Camarões

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP via Getty Images

O primeiro tempo do jogo entre Brasil e Camarões começou pegado. Com seis minutos de partida, o árbitro Ismail Elfath já havia distribuído dois cartões amarelos, um para cada equipe: Nouhou Tolo, por Camarões, e Éder Militão, pelo Brasil.

A primeira grande chance de gol brasileiro veio aos 13 minutos. Após grande lançamento de Fred, Gabriel Martinelli cabeceou livre para ótima defesa do goleiro camaronês Devis Epassy. Depois, ao longo de toda a primeira etapa, o Brasil não conseguiu penetrar na defesa do time africano, apesar de também não permitir praticamente nenhuma ação ofensiva por parte de Camarões.

Nos quatro minutos de acréscimos, as duas seleções tiveram grandes chances de abrir o placar. Primeiro, aos 46, Gabriel Martinelli chutou forte da entrada da área e o goleiro Epassy espalmou para escanteio. Na cobrança rasteira de Antony, Rodrygo chutou com perigo ao gol de Camarões.

Aos 48 minutos, foi a vez de Camarões quase balançar as redes. Depois de cruzamento do lado esquerdo, Mbeumo cabeceou livre para defesa espetacular do goleiro brasileiro Éderson.

Segundo tempo: gol nos acréscimos garante vitória de Camarões


Camarões comemora gol contra o Brasil

ISSOUF SANOGO/AFP via Getty Images

O segundo tempo começou movimentado. Aos cinco minutos, Camarões quase abriu o placar com chute cruzado de Mbeumo pelo lado direito da área. O Brasil respondeu logo em seguida, com finalização de Rodrygo e dividida entre Gabriel Jesus e Epassy.

O lance que mais chamou atenção nos primeiros minutos da segunda etapa, porém, foi a lesão de Alex Telles. O lateral esquerdo caiu de mal jeito após trombada com Zambo e teve que ser substituído.

Tite aproveitou a entrada de Marquinhos no lugar de Telles para colocar em campo também Éverton Ribeiro e Bruno Guimarães, nos lugares de Rodrygo e Fred. Mais tarde, o técnico brasileiro também trocou Gabriel Jesus por Pedro, e Antony por Raphinha.

Mesmo com as mudanças, a seleção brasileira não conseguiu chegar ao gol de Camarões. Nos acréscimos da partida, foi a seleção africana que abriu o placar. Depois de rápido contra-ataque, Ngom recebeu na direita e cruzou para Aboubakar, que cabeceou firme no canto esquerdo de Éderson. O jogador camaronês recebeu o segundo amarelo por tirar a camisa na comemoração do gol e acabou expulso.

Com isso, o Brasil tomou seu primeiro gol na Copa do Mundo do Qatar e perdeu sua invencibilidade. Como ficou em primeiro lugar do Grupo G, a seleção comandada por Tite enfrentará a Coreia do Sul nas oitavas de final. A partida acontecerá às 16h da próxima segunda-feira (05).

Com informações de Ricardo Aguiar/Sambafoot.