Esportes

Fortaleza vence Sport e é campeão da Copa do Nordeste

É a segunda vez em sua história que o time ganha o título regional

Por Redação com UOL Esporte 04/04/2022 07h07
Fortaleza vence Sport e é campeão da Copa do Nordeste
Fortaleza é campeão da Copa do Nordeste de 2022 - Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS

Neste domingo, o Fortaleza venceu o Sport por 1 a 0 em casa, na Arena Castelão, e conquistou a Copa do Nordeste 2022. É a segunda vez em sua história que o time ganha o título regional.

Em um jogo tenso marcado pelas decisões da arbitragem, o Leão do Pici marcou seu gol da vitória ainda no primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Yago Pikachu. Nos minutos finais, uma queda de energia ameaçou suspender o jogo, mas a situação foi corrigida. 

O jogo da ida, em Pernambuco, terminou em empate por 1 a 1 e, com a vitória simples, o Fortaleza se sagrou campeão e, agora, se iguala ao seu rival, o Ceará, no número de conquistas da Copa do Nordeste, levando o estado a um total de quatro títulos da competição.

Agora, o Fortaleza se prepara para sua estreia pela Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), o time recebe o Colo Colo, do Chile, na Arena Castelão pela primeira rodada da fase de grupos do torneio. O Sport, por outro lado, disputa as quartas de final do Campeonato Pernambucano nesta quarta-feira, às 20 horas.

Detalhes da partida 

Jogando em casa, o Fortaleza teve mais posse de bola na primeira etapa, principalmente no campo de ataque. Apesar de demorar para criar as grandes chances de gol, o time ficou mais perto do gol adversário durante o começo da partida

Enquanto Moisés, Hércules e Renato Kayzer conseguiram boas investidas para o time da casa, Sander respondeu para o Sport, mas o jogo seguiu sem gols até os minutos finais do primeiro tempo. Aos 45 minutos, Lucas Lima foi derrubado, cobrou a falta rapidamente e acionou Moisés. O atacante tentou o drible, mas foi derrubado por Thyere e o árbitro marcou o pênalti para o Fortaleza. Na cobrança, Yago Pikachu bateu aberto e balançou as redes. Maílson chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol. Fim de primeiro tempo com o Leão do Pici na frente.

Na segunda etapa, o Sport se abriu mais e se lançou no campo de ataque, conseguindo mais chances nos primeiros minutos. Na principal investida, o ataque foi anulado por impedimento. Arbitragem contestada Aos 23 do segundo tempo, Sander foi derrubado por Benevenuto quase na linha da área. O árbitro Marielson Alves da Silva deu o pênalti, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo e, após revisão, deu falta fora da área para os visitantes, em uma decisão polêmica. O jogo ficou parado por muito tempo e, pouco depois de a bola voltar a rolar, o VAR entrou novamente em ação. Robson deixou o cotovelo em disputa com Thyere e recebeu o cartão vermelho após interferência do árbitro de vídeo.