Entretenimento

São Paulo inaugura banco gigante em homenagem a Mauricio de Sousa

Obra instalada no Parque Trianon reúne Mauricio de Sousa e personagens clássicos da Turma da Mônica em celebração aos 90 anos do quadrinista.

Por Redação 26/06/2026 12h12
São Paulo inaugura banco gigante em homenagem a Mauricio de Sousa
A instalação da obra marca a celebração da trajetória do quadrinista, um dos nomes mais importantes da cultura brasileira. - Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (26) um banco monumental em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa. A obra foi instalada em frente ao Parque Trianon, na Avenida Paulista, reunindo o criador da Turma da Mônica e seus personagens mais conhecidos.


A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O monumento traz Mauricio de Sousa sentado ao lado de personagens icônicos de sua obra, como Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Milena, Chico Bento, Horácio e Bidu.


A proposta busca valorizar a contribuição do cartunista para a literatura e cultura nacional, além de transformar a Avenida Paulista em mais um ponto de referência turística da capital.


Durante a inauguração, o neto do quadrinista e presidente do Instituto Mauricio de Sousa, Marcos Saraiva, comentou a homenagem e destacou o impacto emocional para a família.


"Para a gente é muito gratificante ver essa homenagem da cidade de São Paulo para o Mauricio"


Ele também ressaltou o impacto da obra do avô na cultura brasileira:


"O Mauricio escreveu muitas histórias, comoveu muitos brasileiros com a sua alegria, com os seus personagens, e ter isso eternizado aqui na Paulista, num lugar que passa tanta gente, ponto turístico de São Paulo, para a gente é muito legal ver esse carinho, essa valorização da obra e do artista também"


Segundo Marcos, o quadrinista está emocionado com o reconhecimento:


"Ele está muito feliz e lisonjeado"


Ele ainda relembrou a ligação de Mauricio de Sousa com a capital paulista:


"É a cidade que abraçou ele com tanto carinho. Ele veio pra cá quando ele era jovem"


E completou:


"Ele construiu toda a vida dele aqui pra mim como familiar. Eu fico só emocionado porque realmente ver esse carinho dos brasileiros de todo mundo pelo Maurício e poder ter a obra dele aqui eternizada para a gente é muito emocionante"


O representante da família também afirmou que a Prefeitura procurou o Instituto Mauricio de Sousa para a realização da homenagem. Segundo ele, a escolha da Avenida Paulista foi discutida entre as partes e aprovada posteriormente.


"A gente entendeu que valorizar o artista Maurício era muito bacana e o lugar foi conversado em alguns momentos, mas eles também sugeriram e a gente achou muito interessante o ponto"