Entretenimento

Ovo da Madrugada: a ideia “chocada” em mesa de bar em Penedo

Como uma conversa entre amigos se tornou uma das maiores tradições do carnaval penedense

Por Ana Beatriz Elias* 25/01/2026 17h05 - Atualizado em 25/01/2026 17h05
Ovo da Madrugada: a ideia “chocada” em mesa de bar em Penedo
Estandarte do Ovo da Madrugada. - Foto: Reprodução / Instagram: @ovodamadrugada

Quando se pergunta quem veio primeiro, a galinha ou o ovo, ninguém pensa em responder que um dos dois nasceu em uma mesa de bar. Mas isso aconteceu, na cidade histórica de Penedo, há exatamente 18 anos.

Sete amigos faziam planos para o carnaval. Júnior, o único solteiro, ia para Maceió, capital alagoana. O restante ia ficar na cidade e não queriam se separar, pois precisavam encontrar uma maneira de não perder a folia.

Assim nascia o bloco Ovo da Madrugada, mais um integrante da família galinácea do Nordeste. Junto ao Galo de Recife e o Pinto de Maceió, o bloco começou a fazer a alegria do carnaval do povo penedense.

“Fomos conversar com o pessoal do Pinto e do Galo da madrugada. Eles acharam a ideia ótima. Aí falamos que queríamos montar uma agremiação carnavalesca penedense. Eles nos deram todo o apoio”, relembrou Júnior Dantas, coordenador do bloco Ovo da Madrugada.

Com a benção dos irmãos mais velhos, era a hora de criar: o Ovo precisava de uma identidade. Faltavam um estatuto, um hino e, claro, aquilo que ia anunciar a passagem do bloco: um estandarte.

O Galo ensinou ao Pinto, e o Pinto passou para o Ovo. Para fazer parte da família e sair na rua, agora só faltava o batismo.

“Nós seguimos todos os moldes: mandamos confeccionar estandarte, fizemos partitura com o hino, que é o nosso frevo, e fomos para a rua no primeiro ano”, contou.

A brincadeira cresceu e se tornou tradição. Mais do que trazer a alegria do carnaval, o Ovo da Madrugada virou um resgate histórico e cultural e geração de renda para o comércio da cidade.

Ao longo dos anos, como explica Júnior, as empresas de Penedo e região aderiram ao movimento e também fizeram com que isso fosse possível. Bonecos gigantes, tais quais os de Olinda, foram recuperados. A boneca Raquel, que estava sucateada, ganhou vida nova graças ao Ovo da Madrugada. Hoje, o bloco já conta com mais de 46 bonecos. Orquestras de frevo e passistas também ganharam seu lugar.

O Ovo veio como um presente para a cidade, e a cada ano ele se reinventa, para deixar o legado penedense às futuras gerações.

“É justamente isso: transformar, levar essa cultura, transformar, não, transportar essa cultura para outra geração. A gente já aprendeu a pular carnaval, a brincar de carnaval aqui em Penedo, com os painhos, acompanhando as escolas de samba, batucadas na cidade, crescemos aqui atrás dos bonecos gigantes e a gente quer que a próxima geração também saiba o que é isso”, declarou Júnior Dantas.

Galinha da Madrugada

Galinha da Madrugada em 2024. Foto: Reprodução / Governo Municipal de Pacatuba



O Ovo veio antes da Galinha. Assim foi comprovado cientificamente e assim também é no Carnaval do Nordeste. Só que, no caso do Carnaval, o Ovo apadrinhou a Galinha.

A Galinha da Madrugada nasceu em Pacatuba, interior de Sergipe, há dois anos. O bloco colocou o estado na rota do maior carnaval de rua do mundo e completou a família galinácea.

Assim como o Galo e o Pinto fizeram, o Ovo também ensinou. Mandou o estatuto e o estandarte.

A festa de batismo foi grande. Teve frevo, champanhe e desfile ao som da tradicional vassourinhas, seguindo a tradição iniciada pelo Galo. Até o governador de Sergipe estava presente.

“A gente estourou o champanhe, porque tem todo o ritual da saída do bloco. Tem que ser o som de vassourinhas, tem que estourar o champanhe, molhar o estandarte, os estandartes se cruzarem para abri-las para o boneco gigante do ovo entrar nas ruas históricas do Penedo. Assim foi feito em Sergipe com a Galinha, e assim é feito com o Pinto em Maceió e com o Galo todos os anos lá em Recife”, relatou o carnavalesco.

Temática de 2026


Ovomóvel, um dos maiores símbolos do Ovo da Masrugada. Foto: Reprodução/ Instagram @ovodamadrugada


Como carnavais são feitos de memória, assim o Ovo da madrugada resiste, escolhendo lugares de afeto de Penedo para homenagear e celebrar. Este ano, o cinema brasileiro ganha destaque nas ruas da cidade histórica.

Penedo é a casa do primeiro Festival Brasileiro de Cinema. A sala de exibição histórica, o Cine Penedo, foi inaugurada ainda em 1958 e passou por restauração recente, junto com a Escola de Cinema.

As vitórias de “Ainda Estou Aqui” no Oscar e no Globo de Ouro aumentaram o orgulho nacional. Mas o grande estopim mesmo foi o filme “O Agente Secreto”. Filmada em Recife e ambientado no carnaval pernambucano, a obra ainda conta com a alagoana Aline Marta no elenco. Ela é foliã tradicional do Ovo da Madrugada e amiga próxima de Júnior.

O bloco sairá nas ruas da cidade histórica dia 31 de janeiro. As informações estão disponíveis no Instagram do bloco, @ovodamadrugada.

*Estagiária sob supervisão