Entretenimento
Semana de férias movimenta Biblioteca Graciliano Ramos com atividades gratuitas
Atividades acontecem de 27 a 30 de janeiro e incluem oficinas, música, RPG, cinema e reconhecimento aos leitores da biblioteca
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos transforma-se novamente em um ponto de encontro, criatividade e lazer durante a Semana de Férias de Verão da Biblioteca 2026. De 27 a 30 de janeiro, o espaço cultural recebe crianças, adolescentes, jovens e famílias com uma programação gratuita que integra leitura, arte, música, jogos, dança e cinema, fortalecendo o vínculo da comunidade com a biblioteca durante o recesso escolar.
A iniciativa amplia o uso do espaço para além do empréstimo de livros, convidando o público a vivenciar a biblioteca como lugar de descoberta, convivência e aprendizado. Pela manhã e à tarde, os visitantes poderão participar de atividades como visita guiada, pintura facial, hora do conto, oficinas temáticas, mesas de RPG, musicalização infantil, K-pop, freestyle, cineclube e a entrega do Certificado do Melhor Leitor da Biblioteca. As inscrições podem ser feitas aqui.
.jpg)
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto representa um espaço acessível e acolhedor.
“A biblioteca é um lugar que guarda histórias, mas também cria novas memórias. Durante as férias, esse espaço ganha ainda mais vida, acolhendo crianças e jovens com atividades que despertam curiosidade, criatividade e o gosto pela leitura de forma leve e divertida”, destaca Mellina.
A supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, ressalta que a programação é resultado da escuta e convivência diária com os leitores.
“Percebemos o quanto as pessoas desejam ocupar a biblioteca, estar aqui, participar. Pensar essa programação de férias é uma forma de abrir ainda mais as portas, acolhendo diferentes idades e mostrando que a biblioteca também é lugar de brincar, aprender e se reconhecer”, afirma Mira.
.jpg)
A programação conta com a participação de coletivos e parceiros culturais como KPOP/AL, AL RPG Club e a Associação Alagoana da Cultura Nerd.
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é um equipamento do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Confira a programação completa:
27/01 – 14h
Musicalização Infantil com a CIA Literando (crianças de 0 a 12 anos) – 20 vagas
28/01 – 14h
Oficina de K-pop com KPOP/AL (a partir dos 12 anos) – 20 vagas
29/01 – 14h
Mesa de RPG: O Mistério da Vita Mina com AL RPG Club (crianças de 8 a 12 anos) – 8 vagas
Mesa de RPG: X-Men Apocalypse com AL RPG Club (a partir dos 12 anos) – 8 vagas
30/01 – 14h
Oficina de Free Style com KPOP/AL (livre)
30/01 – 15h
CineBiblio
Entrega do Certificado do Melhor Leitor da Biblioteca


