Entretenimento

Ballet celebra legado de Nise da Silveira e encerra tributo pelos 120 anos da psiquiatra

Espetáculo “Nise e os Malucos Beleza”, da Companhia Maria Emília Clark, encerra programação do projeto Nise em Cores e Formas com três apresentações gratuitas no Teatro Gustavo Leite

Por Redação* 06/12/2025 13h01
Ballet celebra legado de Nise da Silveira e encerra tributo pelos 120 anos da psiquiatra
Apresentações acontecem nos dias 5, 6 e 7, com entrada gratuita - Foto: Divulgação

A programação dedicada aos 120 anos de Nise da Silveira chega ao fim neste fim de semana com o espetáculo “Nise e os Malucos Beleza”, montagem que encerra o projeto Nise em Cores e Formas. Desde setembro, a iniciativa percorreu municípios alagoanos conectando arte, inclusão e saúde mental. As sessões serão realizadas no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, nos dias 5 e 6 de dezembro (sexta e sábado), às 19h, e no domingo (7), às 15h. A entrada é gratuita.

Desenvolvida em parceria com o Ballet Maria Emília Clark, a apresentação reúne dança, teatro e traços biográficos para revisitar a história da alagoana que transformou a psiquiatria no país ao defender liberdade, afeto, arte e escuta como pilares do cuidado em saúde mental. O público também presencia um encontro simbólico com integrantes do bloco Maluco Beleza, composto por usuários do Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho.

Ano de celebrações


Idealizado pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com emenda do deputado federal Paulão e apoio do Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, o projeto ‘Nise em Cores e Formas’ foi lançado no início do ano no Palácio República dos Palmares, em cerimônia conduzida pelo vice-governador Ronaldo Lessa. A iniciativa mobilizou diferentes setores ao longo de 2025 — entre profissionais de saúde e educação, artistas, grupos civis, gestões municipais e secretarias — ampliando o alcance do legado de Nise.


Na Educação, o tema do ano letivo da rede estadual foi “120 anos de Nise da Silveira: um olhar humanizado de Alagoas para o mundo”, orientando o Encontro Estudantil 2025 e guiando atividades científicas, culturais e artísticas inspiradas na psiquiatra. O Desfile Cívico Estudantil de 16 de setembro também destacou sua trajetória.

Na saúde mental e inclusão social, o projeto promoveu oficinas artísticas nos CAPS, estimulando usuários a produzirem obras que integraram a mostra Imagens do Inconsciente, exibida em Maceió e Arapiraca, valorizando a arte-terapia e garantindo visibilidade aos participantes — princípios alinhados às práticas defendidas por Nise.

Com isso, 2025 tornou-se um período de difusão e resgate da memória da psiquiatra, aproximando novas gerações de sua contribuição para a humanização do cuidado em saúde mental.

Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, encerrar a jornada com o espetáculo reafirma a essência de Nise. “O projeto busca reforçar a importância de olhar para a saúde mental com humanidade, afeto e presença. Ao reunir artistas, usuários do sistema público de saúde mental e profissionais da dança, entre eles a talentosa bailarina Maria Emília Clark, grande referência alagoana, celebramos a visão de Nise sobre essa temática. Encerrar o projeto no palco é honrar sua coragem e lembrar que seu legado permanece vivo em cada gesto e em cada expressão artística que o público verá”, afirmou.



A produção que finaliza o projeto simboliza o espírito do ‘Nise em Cores e Formas’, responsável por 80 oficinas, exposições em paralelo, murais em dez cidades e várias ações culturais. A culminância mantém o mesmo princípio que orientou a trajetória de Nise: a convicção de que a arte transforma, liberta e humaniza.

Serviço


Espetáculo:
Nise e os Malucos Beleza – Projeto Nise em Cores e Formas
Local:
Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções, Maceió
Datas e horários:

– 5 de dezembro (sexta): 19h
– 6 de dezembro (sábado): 19h
– 7 de dezembro (domingo): 15h
Entrada:
Gratuita, com ingressos na bilheteria do teatro
Contato: (82) 98827-8419

*Com informações da Agência Alagoas