Entretenimento

Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Sob regência de Luiz Martins, espetáculo une tradição, emoção e grandes vozes regionais

Por Redação* 29/10/2025 12h12
Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Concerto destaca a riqueza cultural do Nordeste em arranjos sinfônicos cheios de emoção e identidade - Foto: Divulgação

A série “Mundo”, da Orquestra Filarmônica de Alagoas, destaca-se por unir sonoridades, pessoas e elementos culturais, explorando e homenageando diferentes expressões regionais. No próximo dia 8 de novembro, às 20h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, o público poderá conferir o concerto “Nordeste Vivo”, uma verdadeira carta de amor à riqueza musical do Nordeste.

Os ingressos estão à venda pelo site Loja de Ingressos ou presencialmente no Armazém Anandda (Rua Dep. José Lages, 372 C – Ponta Verde), com valores a partir de R$ 25,00, buscando democratizar o acesso aos concertos sinfônicos e fortalecer a formação de novas plateias.

O programa do concerto celebra a força, diversidade e inventividade da música nordestina, reunindo obras que transitam por diferentes linguagens e exaltam a identidade sonora da região. Segundo o maestro e diretor artístico da Orquestra, Luiz Martins, “o símbolo do Pavão Misterioso no cartaz não é mera ilustração. Este é um concerto que conta histórias, passando por costumes, religiosidade, geografia e tantos outros temas de um Nordeste tão rico e vivo dentro de nós”.

O repertório inclui clássicos como “Concerto Sinfônico para Asa Branca” (Sivuca), “Suíte Nordestina” (Duda do Recife), “Mourão” (Clóvis Pereira e Guerra Peixe) e “Fuga pro Nordeste” (Dominguinhos), além de peças populares que marcaram gerações, como “Pavão Misterioso” (Ednardo), “Retrato da Vida” (Dominguinhos e Djavan), “Frevo Mulher” e “Bicho de 7 Cabeças” (Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), e o virtuosismo de “Bebê” (Hermeto Pascoal).

O espetáculo conta com participações especiais do forrozeiro Anderson Fidelis e da cantora Wilma Araújo, trazendo energia, emoção e autenticidade ao palco. Os arranjos são assinados por Wilbert Fialho, Luiz Martins e Almir Medeiros, mesclando tradição e contemporaneidade e reafirmando o compromisso da Filarmônica de Alagoas com a valorização da música brasileira e do Nordeste.

O concerto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Sicoob e apoio do Governo de Alagoas, através da Diretoria de Teatros do Estado (Diteal) e da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa (Secult), além do apoio de Armazém Anandda, Sa Menina e Padoca do Sá.

Serviço:

  • Concerto Nordeste Vivo – Série Mundo
  • Data: 08 de novembro
  • Hora: 20h
  • Local: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro
  • Regência e direção artística: Luiz Martins
  • Vendas: Loja de Ingressos ou presencialmente no Armazém Anandda (Rua Dep. José Lages, 372 C – Ponta Verde)

*Com informações da Assessoria