Entretenimento

“Quebrada em Movimento” e “Rima e Cidadania nas Escolas” levam o Hip Hop para as salas de aula em Maceió

Iniciativas têm o objetivo de celebrar a cultura periférica e urbana como ferramenta de educação, cidadania e transformação social

Por Jamerson Soares 16/10/2025 14h02 - Atualizado em 16/10/2025 15h03
“Quebrada em Movimento” e “Rima e Cidadania nas Escolas” levam o Hip Hop para as salas de aula em Maceió
Iniciativas visam fortalecer a cultura periférica e urbana para a tranformação social - Foto: Assessoria

Ações formativas e apresentações culturais de Hip Hop serão realizadas, nesta sexta-feira (17), na Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, localizada no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O evento vai acontecer das 8h às 12h.

As iniciativas "Quebrada em Movimento" e "Rima e Cidadania nas Escolas" integram artistas, educadores e estudantes em um dia de vivências, oficinas e apresentações com o objetivo de celebrar a cultura urbana como ferramenta de educação, cidadania e transformação social.

Segundo o produtor cultural e artista, Duende no Mic, que coordena os projetos, o evento é a terceira edição de um conjunto de ações que foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo de Alagoas e Secretaria Estadual de Cultural e Economia Criativa (Secult). A primeira edição aconteceu na Escola Dom Miguel Fenelon, no Petrópolis e a segunda foi realizada na Creche Santa Tereza.

"A gente quer fortalecer a cultura, trazer esse pertencimento dos alunos para essa cultura periférica que retrata a realidade deles, e que muitas vezes é interpretada ou entendida de forma errônea", disse o produtor Duende, que tem mais de 12 anos de atuação em Maceió.

A proposta é oferecer às escolas públicas uma experiência educativa inovadora, em que os alunos são estimulados a criar, refletir e se expressar, fortalecendo valores como identidade, autoestima e cooperação. A atividade é aberta a artistas e agentes culturais interessados em colaborar com vivências e compartilhamento de saberes.

O evento reunirá oficinas de rima improvisada (freestyle), grafitti, rodas de conversa e atividades de expressão artística, conduzidas por artistas e produtores culturais da capital. 

Serviço:
Evento: Ação conjunta dos projetos “Quebrada em Movimento” e “Rima e Cidadania nas Escolas”
Data: Sexta-feira, 17 de outubro
Horário: Das 8h às 12h
Local: Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira – Maceió/AL
Acesso: Aberto a artistas, educadores e comunidade escolar

Créditos institucionais:
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.