Entretenimento
Morre Berta Loran, ícone do humor brasileiro, aos 99 anos
Atriz polonesa naturalizada brasileira teve mais de sete décadas de carreira no teatro, cinema e televisão

A atriz Berta Loran faleceu na noite de domingo (28), aos 99 anos, em um hospital particular de Copacabana, no Rio de Janeiro. Nascida em Varsóvia, na Polônia, e batizada como Basza Ajs, ela chegou ao Brasil aos 9 anos e construiu uma trajetória marcante na comédia nacional.
Com mais de 70 anos dedicados à arte, Berta brilhou nos palcos, nas telas do cinema e principalmente na televisão. Ingressou na TV Globo em 1966 e participou de clássicos do humor como Riso Sinal Aberto, Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total e A Grande Família.
Também atuou em novelas como Amor com Amor se Paga, Cambalacho, Cama de Gato, Ti-Ti-Ti, Cordel Encantado e A Dona do Pedaço. No teatro e no cinema, deixou sua marca com personagens irreverentes e carismáticos.
Berta acreditava que o humor era um dom precioso: “Humor é tudo na vida”, disse em entrevista ao Memória Globo. Seu talento foi herdado do pai, alfaiate e ator, que se apresentava para a comunidade judaica no Brasil.
Aos 14 anos, Berta subiu ao palco pela primeira vez e descobriu sua vocação ao provocar risos com um salto quebrado.
A atriz será lembrada por sua alegria contagiante, irreverência e contribuição inestimável à cultura brasileira.
