Entretenimento

Oficinas continuadas destacam a importância de segmentos técnicos para as cadeias produtivas culturais em Alagoas

Primeira etapa do projeto será realizada nesta quarta-feira (17), em Marechal Deodoro

Por Assessoria 17/09/2025 14h02
Oficinas continuadas destacam a importância de segmentos técnicos para as cadeias produtivas culturais em Alagoas
Oficinas serão realizadas nesta quarta-feira (17), em Marechal - Foto: Assessoria

O projeto "Produzir é o que fazemos no território" será realizado nesta quarta-feira (17), para duas turmas do curso técnico em Guia de Turismo, no Campus Ifal Marechal Deodoro.

O momento vai reunir produtoras, artistas e comunicadoras que trabalham de forma coletiva para a produção de saberes e eventos culturais, dentro da ótica da economia solidária, produção cultural e da comunicação comunitária.

As oficinas terão entrada gratuita e vai acontecer das 14h40 às 18h20. O objetivo é incentivar a troca de conhecimento sobre o fazer cultural e artístico local, e mostrar de que forma a arte e a cultura podem ser entrelaçadas com a transformação social e econômica.

As oficinas serão ministradas por seis mulheres. São elas: Helo Romeiro, com o tema Portfólio e Memória; Gina Baruki, com Economia Solidária; a Sirlene Gomes, com Produção e Educação Popular; Keka Rabelo, que vai falar um pouco sobre Mapeamento e Comunicação; a Abgail Alves que vai mostrar as experiências no Hip-Hop e Território; e a Carla Mendes, com Elaboração de Projetos - AFestival.

"É importante que as cadeias produtivas também façam processos de transmissão em espaços de potência, especificamente para o futuro na área da cultura. Então, ter a oportunidade de aprovar no edital técnico é também dar formatos de organização nos territórios da cultura de Alagoas", destacou Keka Rabelo, produtora cultural e coordenadora e idealizadora do projeto.

O projeto também tem o apoio do Ifal, da coordenação de Guia de Turismo e sua coordenadora Lídia Fabiana, e a professora Tâmisa Vicente.

Etapas


Essa é apenas a primeira etapa do projeto.

Na próxima etapa Agreste Borborema, no Campus Ifal Palmeira dos Índios, serão realizadas as oficinas: Gastronomia Popular e Saúde, com a Koram Xucuru-Kariri; Território Gastronomia e a Importância das oficinas de transmissão de saberes; Oficina de Cultura Periférica, com Jany Li; Economia Solidária e Sustentabilidade em Territórios, com Salete Barbosa; Oficina de Audiovisual e Memória de Territórios, com Rosana Dias; e Trabalho de Produção em Territórios Culturais através de núcleos técnicos, com Keka Rabelo.

A terceira etapa consiste na realização de lives nos dias 24 e 25 de setembro. No dia 24, às 19h, terá a oficina "Identidade em Projetos: o uso da régua de logomarcas", com Luiz Rios (Nois Q Faz/Quintal Cultural); Igor Brito, designer de interiores e pesquisador voluntário do Designio (Ufal); e André Lourenci, designer gráfico pela Ufal, social media e assistente de marketing - designer Festa do Meado Quilombo Lunga; e dia 25, a "Fake News e cultura de cancelamento - estratégias de proteção para entes da sociedade civil organizada", com Alexandre Lino (Sindjornal); Flávia Gomes de Barros (TRE-AL); e Kandysse Waleska Gomes, advogada.

Este projeto é realizado pelo coletivo Quintal Cultural, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (Secult). O apoio é do Bureau de Comunicação, com matéria feita por Jamerson Soares e coordenação de comunicação e assessoria por Keka Rabelo.

SERVIÇO

Evento "Produzir é o que fazemos no território - Oficinas continuadas de produção cultural, comunicação comunitária e economia solidária"

  • Data: 17 de setembro de 2025
  • Horário: 14h40
  • Local: Campus Ifal Marechal Deodoro
  • Ingressos: entrada gratuita
  • Mais informações: 82 98220-3194 (Keka)