Entretenimento
Professora alagoana lança livro sobre as obras do escritor Antônio Torres em Maceió
Livro é uma adaptação da tese de doutorado de Vanusia Amorim; lançamento também conta com a presença do escritor

A professora alagoana Vanusia Amorim lança, na próxima segunda-feira (18), o seu livro "As gavetas nunca estiveram vazias - ditadura militar e resistência na obra de Antônio Torres", às 19h, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Centro de Maceió. A entrada é gratuita.
O evento vai contar com a presença marcante do escritor baiano e ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres, que também vai bater um papo com o público.
A conversa será mediada pela professora doutora Susana Couto, da Faculdade de Letras da Ufal, além de uma sessão de autógrafos e entrega de alguns exemplares.
O livro foi feito com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce).
Segundo Vanusia Amorim, a obra é uma adaptação de sua tese de doutorado, na qual ela analisa três obras de Torres que foram realizadas durante os anos da ditadura (1964-1985), em que revela como seus romances configuram censura, a violência de Estado e os impactos do autoritarismo de 64 na vida cotidiana.
A obra foi publicada pela Eduneal e o evento de lançamento teve apoio do Ifal.
"Estou feliz porque a tese virou livro e por abordar uma temática atual, que merece reflexões. E a alegria ainda maior é ter a presença do imortal Antônio Torres no lançamento da obra. Torres tem uma bela trajetória no mundo das letras, são mais de 50 anos de uma produção literária que nos ajuda, dentre outras coisas, a compreender a nossa história. E não podemos deixar de falar sobre a oportunidade de propiciar o contato dos alunos de Letras do Ifal com um romancista tão longevo e importante para a nossa ficção", disse Vanusia Amorim.
Serviço
Lançamento do livro "As gavetas nunca estiveram vazias - ditadura militar e resistência na obra de Antônio Torres", de Vanusia Amorim e bate-papo com Antônio Torres
- Data: 18 de agosto
- Horário: 19h
- Local: Auditório do Ifal (Centro de Maceió)
- Ingressos: Entrada gratuita

