Entretenimento
Theatro Homerinho recebe espetáculo 'Negreiros' da Cia LaCasa
Peça propõe uma reflexão profunda sobre o que foi feito com a população negra no Brasil

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 19h30, o Theatro Homerinho, no bairro histórico do Jaraguá, recebe o espetáculo "Negreiros", da Cia LaCasa. A montagem propõe uma reflexão profunda sobre o que foi feito com a população negra no Brasil após a abolição da escravatura, e por que ainda hoje é urgente abordar essa ferida aberta.
Com ingressos a R$ 40 (valor único, todo mundo paga meia), que podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria no dia da apresentação, Negreiros convida o público a refletir sobre o que significa ser negro em um país de maioria negra, mas onde as minorias negras seguem marginalizadas.
“Ao trazer esses temas para a cena, nossa peça teatral provoca no público uma reflexão. Negreiros é uma encenação necessária, atual e urgente”, afirma o ator Gi Silva.
No palco, estão em evidência as marcas do preconceito, da perseguição e do esquecimento. A obra discute a relação entre opressor e oprimido, trazendo à tona mágoas históricas, lutas cotidianas, superação e enfrentamento; elementos fundamentais para a construção de um ser humano mais consciente, respeitado e reconhecido.
Com direção de Abides Oliveira e Fátima Farias, Negreiros foi selecionado para o 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE, um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil e que acontece de 13 a 20 de setembro.
A peça teatral já integrou a programação de eventos importantes, como o Festival Nacional de Teatro (Floriano/PI), Festival Sergipano de Teatro, Festival de Artes Cênicas de Alagoas (Festal), Temporadas Sesc Alagoas, Deodoro é o Maior Barato, Quinta no Arena, Vamos Subir a Serra e Sesc das Artes.
O elenco é formado por Gi Silva e Abides Oliveira, que também assina o texto. A direção musical é de Gama Junior, compositor e músico alagoano. O cenário é da socióloga e atriz Ane Oliva, o desenho de luz de Fátima Farias, o figurino de Nani Moreno e Ane Oliva. A trilha sonora foi composta por Gama Júnior, Gi Silva e Abides Oliveira. A música e preparação maculelê têm a assinatura de Rodrigo Pedrosa, com tradução e orientação yorubá de Jorge Riba. A arte e produção ficam a cargo de Abides Oliveira.
A apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público.

SERVIÇO
Espetáculo: Negreiros
Local: Theatro Homerinho – Jaraguá
Data: 08 de agosto de 2025
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 40,00 (todo mundo paga meia)
Link para ingresso: www.sympla.com.br/evento/negre...
