Entretenimento

Festival Carambola começa hoje em Maceió; saiba tudo sobre o evento

Evento reúne artistas locais e nacionais nesta sexta (17) e sábado (18); produção contou com lançamento de pitchs artísticos durante a semana e tem lojas de artistas e marcas alagoanas

Por Evando Souza 17/03/2023 16h04 - Atualizado em 17/03/2023 16h04
Festival Carambola começa hoje em Maceió; saiba tudo sobre o evento
Festival Carambola traz diversidade em sua programação artística e cultural - Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (17) o Festival Carambola 2023. O festival feito por alagoanas e para todos os públicos enaltece a diversidade cultural e tem shows, e outras atrações, para todos os gostos.

O evento acontece no Summer Club Jacarecica, em Maceió e segue até o sábado (18). Nesta edição, irá homenagear o mestre Nelson da Rabeca e conta com o melhor da cultura alagoana.

O festival independente é comandado por mulheres e tem como compromisso trazer a diversidade da música brasileira, em especial a cultura alagoana. A programação abrange diferentes estilos musicais, valorizando artistas locais e nacionais. Além disso, o festival conta com um merch na loja oficial do evento com vários produtos de marcas e artistas alagoanos.

Chico César é a atração principal desta sexta-feira (17) e conta com o hit ‘’Deus Me Proteja’’ que atingiu o primeiro lugar das paradas após viralizar com a artista Julliete. E todo mundo vai poder aproveitar, hoje a entrada é gratuita. A banda alagoana Vibrações finaliza a noite do primeiro dia do festival com muito reggae e agito. Compõe o line-up do primeiro dia de festaival é a banda Dona Bendita, Mary Alves, Llari Gleiss, que prometem levantar o público.

A Ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes sobe ao palco no sábado (18) juntamente com outra baiana Josyara, natural de Juazeiro-BA. Margareth está presente no último álbum de estúdio ’’ ladoAlado’’ de Josyara lançado no segundo semestre de 2022.

Outro nome de peso é a banda carioca Bala Desejo, vencedora do Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum Pop em Português” será a primeira vez da banda na capital alagoana. Com referências tropicalistas, dos anos 70, mas ao mesmo tempo com frescor da juventude promete agitar o público.

Quem encerra o Festival Carambola em grande estilo é a banda baiana ÀTTØØXXÁ, o grupo mistura pagodão, ritmo urbano originado do samba, e sons periféricos de várias partes do Brasile do mundo ao bass culture mundial contemporâneo, do soundsystem à música eletrônica. O que se espera é um show inesquecível.

Ainda no sábado teremos os alagoanos Allan da Costa, Andréia Laís, Huná e Bruno Berle. A famosa Drag Queen Potyguara Bardo, e o rapper paulista Rico Dalassam.

Pela primeira vez, o Festival terá o primeiro dia do evento com entrada gratuita, fruto de uma correalização com a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC).

Programação


A programação desta sexta-feira (17) tem acesso livre, mas está sujeita à capacidade de lotação. As atrações são: Llari Gleiss (AL), Mary Alves (AL), Chico César (PB) e a banda Vibrações (AL).

Com entradas à venda aqui, o sábado (18) do Festival Carambola contará com nove shows de dez atrações: Margareth Menezes convida Josyara, Andréa Laís, Bruno Berle, Bala Desejo, Rico Dalasam, Allan da Costa, Potyguara Bardo, Àttooxxá e Huná.

Mestre Nelson da Rabeca


O Festival Carambola 2023 celebra e reverencia o legado de Nelson da Rabeca, ícone da cultura alagoana, através da escolha da temática desta edição.

Nelson dos Santos foi trabalhador rural na lavoura de cana-de-açúcar e, aos 54 anos, após ver uma apresentação de violino na televisão, reconheceu-se músico e passou a confeccionar e a tocar rabecas – tudo isso de forma autodidata.

Construiu mais de 6 mil rabecas e lançou quatro álbuns no decorrer de sua carreira, contando com composições de pé-de-serra, xote e baião.

O mestre Nelson da Rabeca recebeu em 2009 o reconhecimento como Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e foi um dos maiores representantes da música regional alagoana.

Sobre o Festival Carambola


O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, com o foco principal na música.

Liderado por duas mulheres – a produtora cultural e musicista Lili Buarque e a artista plástica e diretora de arte Didi Magalhães -, o Carambola visa ressaltar a cultura popular alagoana e colocar Maceió de vez no mapa da música independente brasileira da atualidade.

Serviço


Sexta-feira, 17 de março
A partir das 20h
Entrada franca sujeita à capacidade de lotação

Sábado, 18 de março
A partir das 17h
Lote 2 a partir de R$ 100,00

Venda de ingressos: FESTIVAL CARAMBOLA 2023 (doity.com.br)
* Entrada social mediante a entrega de 1 kg de alimento na portaria do evento

Summer Club Jacarecica: Avenida General Luiz de França Albuquerque, Jacarecica, Maceió – AL

*Estagiário sob supervisão