Entretenimento

Luísa Sonza é detonada na web após acusação de racismo vir a tona; entenda

A cantora evitou falar sobre o assunto nas redes sociais apesar do apelo dos fãs

Por JC Uol 19/09/2022 14h02 - Atualizado em 19/09/2022 14h02
Luísa Sonza é detonada na web após acusação de racismo vir a tona; entenda
Luísa Sonza - Foto: Reprodução/Instagram

O nome de Luísa Sonza foi bastante citado no último fim de semana nas redes sociais. Isso porque o processo de racismo que uma advogada move contra a cantora voltou a ser assunto.

A primeira audiência iria acontecer na semana passada, mas precisou ser remarcada. Segundo os autos do processo, uma pessoa vazou o link da chamada de vídeo nas redes sociais.

A defesa de Luísa causou revolta nas redes sociais. Em nota divulgada pelo site Notícia Preta, eles apontaram que a acusação da advogada veio "em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista".

Os fãs da cantora tentam defender afirmando que o caso é antigo, e que foi colocado novamente na mídia para tentar prejudicar a imagem dela.

Mas boa parte dos internautas questionam o silêncio da cantora, que está sendo acusada formalmente de injúria racial.

O que aconteceu?

O caso ocorreu em 2018, em uma pousada, em Fernando de Noronha.

Isabel Macedo, a advogada, contou ao Portal Notícia Preta que estava comemorando o aniversário. Em um momento, fica próxima a Luísa e fica constrangida com uma ordem dada.

"Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse 'Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou ‘Você não trabalha aqui?", disse.

A vítima conta que ao responder que não trabalhava no local, Luísa tentou se desculpar dizendo que "não era isso que você tava pensando".

Isabel conta que ficou muito triste com a situação, já que pessoas brancas enxergam os negros apenas como serviçais. Após o momento trágico, ela decidiu ir embora do local.

Ao fazer o Boletim de Ocorrência também sofreu discriminação por parte da inspetora do local. Ao contrário do que a defesa alega, a advogada diz que não quer aparecer as custas do processo e por isso evita mostrar o rosto.

"Minha intenção com essa ação é que ela aprenda. Não quero e nem vou me expor na mídia, pois sei que o sistema racista, muitas vezes, coloca a vítima no lugar de culpada e oportunista, e isso também é uma atitude racista. Racismo não é vitimismo, é crime".

Com o processo vindo a público, Isabel diz que espera que o caso se torne exemplo para encorajar outras pessoas negras também denunciem os agressores.

"Já que isso tudo veio à tona e ganhou mídia, espero que sirva de incentivo para encorajar todas e todos aqueles que forem vítimas de racismo, a denunciar. Não podemos ficar calados, porque a dor que nós sentimos não passa nunca".