Entretenimento

Penedo abre calendário de eventos com Festival de Música

Programação tem formato híbrido, presencial e on-line, com shows abertos ao público

Por Redação 14/10/2021 13h01 - Atualizado em 14/10/2021 14h02
Penedo abre calendário de eventos com Festival de Música
Festival Internacional de Música de Penedo - Foto: Reprodução

Mais uma edição do Festival Internacional de Música de Penedo-AL acontece. É uma jornada musical criada em 2009, que hoje é considerado um dos maiores eventos da área no país. A cidade histórica, banhada pelo Velho Chico, vai dar vez e voz aos vários artistas e pesquisadores participantes do evento que acontece de 13 a 16 de outubro, totalmente gratuito.

A cidade será invadida de boa música e se multiplicará pela internet, já que haverá atividades on-line e presenciais: cursos, oficinas, apresentações artísticas e atividades científicas, lançamento de livros, entre tantas outras atrações. 

Em 2009, com a força de vontade do idealizador e coordenador da JPMB, Marcos Moreira, professor do curso de licenciatura em Música da Ufal, o evento abraçou o 1º Fórum de Bandas de Música. O evento era realizado no Espaço Cultura da Ufal, na Praça Sinimbu, como atividade da graduação, até 2013. O sucesso foi enorme e o evento se expandiu passando a ser sediado em Arapiraca , em 2014 e 2015. Nos dois anos seguintes, 2016 e 2017, foi transferido para outra cidade histórica, Marechal Deodoro. A partir de 2018, a JPMB, hoje Festival Internacional, se instala em Penedo.

Já na primeira noite o festival levou ao palco o músico da cidade Viny Mattos, acompanhado por quarteto de jazz. Logo depois se apresentou, a Orquestra de Meninos mostrando os talentos da cidade São Caetano-PE, sob a regência do maestro Mozart Vieira.

Hoje quinta-feira (14), a programação musical acontece em espaço aberto, a partir das 18 horas, no Largo da Igreja São Gonçalo Garcia, Centro Histórico de Penedo. Tendo como atrações o Quarteto de Trombones de Maceió e o show do maestro Mozart Vieira.

Além de encontro de bandas, o festival terá concertos com atrações regionais e nacionais, apresentações musicais, cursos e conferências, desfiles de filarmônicas e fanfarras e várias palestras.

O encerramento será com o cantor Flávio Venturine, no dia 16, às 21h, no Teatro 7 de Setembro.